Apresentação

A Universidade Anhembi Morumbi, que agora faz parte da Rede Internacional de Universidades Laureate, é a primeira instituição da capital de São Paulo a oferecer o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado e Mestrado em Design, recomendado pela CAPES/MEC.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design da Anhembi Morumbi foi desenvolvido com base na interdisciplinaridade e no exercício da pesquisa em diversos níveis de aprofundamento, associados à reflexão e à prática no campo do design.

Este curso é fruto do trabalho de 20 anos no desenvolvimento de pesquisas em Design dentro da Universidade. Aos mestres, graduados (bacharéis e licenciados plenos) e especialistas pós-graduados, permitirão o aprofundamento e a produção de conhecimento científico, tecnológico e cultural, contribuindo para a consolidação do campo profissional em Design no Brasil.


PROPOSTA

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Design – Doutorado e Mestrado, da Universidade Anhembi Morumbi, tem como proposta investigar os múltiplos aspectos do campo do design e suas interfaces com a arte, com a tecnologia e com as ciências humanas, compreendendo abordagens acerca dos seus processos, relações conceituais, históricas, estéticas, experimentais, interativas, informacionais, comunicacionais, educacionais, culturais. Assim como a inter-relação e a produção de linguagens advindas dos diversos meios e dos vários campos do saber que compõem o Design contemporâneo, por meio da pesquisa, da reflexão crítica, da análise e interpretação científica e da produção de conhecimento.


OBJETIVOS

Propiciar a formação de pesquisadores e docentes com capacidade profissional para contribuir na formação de recursos humanos e geração do conhecimento, cientificamente construído no campo do Design. Capacitar os doutorandos e mestrandos para investigar, analisar, criticar, acompanhar, implementar e gerar contribuições ao desenvolvimento tecnológico, científico e cultural do Design brasileiro. Contribuir para o fortalecimento da área de Design, tanto no âmbito da comunidade acadêmica quanto na esfera profissional, assumindo como escolha metodológica a interdisciplinaridade, em busca da construção compartilhada da transdisciplinaridade, uma vez que o enfoque deste programa relaciona-se às questões da criatividade, inovação, espãrito crãtico e capacidade de observação, envolvendo diversos olhares que se complementam e se enriquecem na construção do conhecimento e na proposição de novos paradigmas.


ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

A área de concentração do Programa de Doutorado e Mestrado em Design é denominada Design, Arte e Tecnologia e refere-se ao desenvolvimento das investigações sobre os múltiplos aspectos e interfaces do Design com a Tecnologia, com a Arte e com as Ciências Humanas, bem como ainda a inter-relação e a produção de linguagens advindas dos vários campos do saber que compõem o Design contemporâneo. Analisa tanto as influências recebidas quanto as consequências da prática do designer para a cultura e para a sociedade, aprofundando o conhecimento das relações com os usuários e com o processo produtivo.

A área de concentração Design, Arte e Tecnologia constitui um campo específico de conhecimento que é a referência principal dos estudos e pesquisas em desenvolvimento e apóia-se em duas linhas de pesquisa.


LINHAS DE PESQUISA

Teoria, História e Crítica do Design

Esta linha de pesquisa investiga as interfaces do campo do design com a cultura, enfatizando os aspectos históricos, sociais, tecnológicos e estéticos no âmbito de conceitos, metodologias e projetos. Estuda o desenvolvimento e o consumo de produtos de design; as interseções entre os produtos culturais e os sujeitos no cotidiano; e a participação do design nas transformações da sociedade e no contexto das problemáticas contemporâneas.

Aborda a produção, comunicação e disseminação do design, destacando: processos de ensino-aprendizagem; relações do ser humano com o meio-ambiente; solução de problemas de acessibilidade física; facilitação da comunicação e dos modos de viver em diversos espaços e tempos.

Design: Meios Interativos e Emergentes

Investiga os aspectos conceituais e metodológicos de projetos de design que envolvam tecnologias consolidadas e emergentes. Abrange processos de criação, invenção e inovação em design. Aborda ações projetuais de hibridação entre os meios físico e digital, bem como das materializações decorrentes em produtos, serviços e estratégias de design.

Enfoca os aspectos projetuais das linguagens visuais, sonoras, audiovisuais, que operam em plataformas tecnológicas interativas e em redes. Discute as atribuições estéticas, os modos de uso e as implicações no campo do sensório na relação humano com as interfaces, objetos e espaços; bem como no desenvolvimento de projetos sustentáveis e acessíveis.


Comments are closed.