Centro de Pesquisa em Design

A abertura do PPGDesign marcou a inauguração do Centro de Pesquisa em Design que com suas ações e projetos busca se tornar um espaço de referência para a pesquisa em design no Brasil. Criado para aglutinar os esforços e os resultados do Programa, este CPDesign abriga ainda o acervo do Núcleo de Documentação e Referência em Design, que funciona no Campus Morumbi. O núcleo preserva a produção acadêmica dos últimos dezesseis anos, contando com mais de 360 trabalhos (pesquisas teóricas, cd-roms, dvd-roms, clips, animações, games, websites), entre projetos interdisciplinares e TCC´s da graduação e pós-graduação lato sensu, disponíveis para consulta.

Acrescenta-se a este material os vídeos e textos gerados em eventos, palestras e encontros dos Seminários Internacionais e Nacionais de Estudos e Pesquisas em Design (SINEPED). Esta coleção é importante para a área de design, pois reúne em um mesmo espaço informações e materiais que registram a produção realizada; servindo de referência para a continuidade, o aprofundamento e o desenvolvimento de novos estudos, pesquisas e projetos.

Com a finalidade de desenvolver e sistematizar os produtos da pós-graduação stricto sensu, o centro amplia o número de seus laboratórios,  de três, ofertados no ano de 2013, para sete, no ano de 2014: SENSE Design Lab – Laboratório de Design e Neurociência; LAPODE – Laboratório de Poéticas no Design; MeMuLab – Laboratório do Museu e da Memória; LADARQ – Laboratório de Concepção Projetual em Design e Arquitetura; ENTRELab –  Laboratório de Práticas e Processos entre o Corpo e o Vestir; GRAFLab – Laboratório de Investigação e Experimentação em Linguagem Gráfica; e Transmedia Design Lab – Laboratório de Criação e Desenvolvimento Transmídia, conforme segue:

 

Sense Design Lab – Laboratório de Design e Neurociência

Subsidia o desenvolvimento de projetos na interface Design-Neurociência, no que concerne ao mapeamento, monitoramento, manipulação e processamento de dados neurofisiológicos, com vistas ao desenvolvimento de sistemas e produtos físico-digitais, eletromecânicos e interativos, que envolvam tecnologias vestíveis, móveis e audiovisuais.


LAPODE – Laboratório de Poéticas no Design

Oferece recursos imagéticos e gráficos ao desenvolvimento de projetos nas dimensões estéticas e poéticas do Design, subsidiando seus distintos processos de criação, metodologias e relações transversais com distintas áreas do conhecimento.


MeMuLab – Laboratório do Museu e da Memória

Oferece suporte à realização de projetos que envolvam a visualização de dados e o desenvolvimento de banco de dados, principalmente no âmbito da história e da memória de museus, coleções, arquivos e curadorias que trabalhem na interface da arte contemporânea e do campo do design.


LADARQ – Laboratório de Concepção Projetual em Design e Arquitetura

Oferece recursos para o desenvolvimento de investigações focadas nas fases iniciais de concepção projetual na interface design-arquitetura. Subsidia projetos em design e arquitetura que visem análises gráficas projetuais.


ENTRELab – Laboratório de Práticas e Processos entre o Corpo e o Vestir

Subsidia o desenvolvimento de projetos focados na interação entre sujeitos e roupas e nas relações que se produzem entre o corpo, o vestir e a espacialidade, nas dimensões individual e coletiva. Oferece suporte as tecnologias e materialidades que elaboram o Design de vestíveis e as práticas que potencializam processos de criação e de subjetivação.


GRAFLab – Laboratório de Investigação e Experimentação em Linguagem Gráfica

Subsidia o desenvolvimento de projetos que empregam a linguagem gráfica em produtos, produções e ações de design na fronteira com produções artísticas, nos âmbitos materiais e digitais. Oferece suporte ao registro dos processos de projetação e produtos relacionados à linguagem gráfica.


Transmedia Design Lab – Laboratório de Criação e Desenvolvimento Transmídia

Subsidia o design aplicado às linguagens do game, da animação e do audiovisual como formas de expressão convergentes em sistemas transmídia. Oferece suporte ao desenvolvimento de metodologias ativas para projetos multiplataformas e multidispositivos, sejam eles analógicos e/ou digitais, bem como às tecnologias criativas e seus diversos campos de aplicação.

 

Comments are closed.