2016

GERALDO COELHO LIMA JUNIOR

Orientador (a):  Rachel Zuanon

Design de Moda e Neuroeducação: O desenvolvimento de uma metodologia de desenvolvimento projetual aplicado a pessoas com deficiência visual
Resumo:
Essa tese apresenta como objetivo verificar a possibilidade de se estruturar um método voltado ao desenvolvimento projetual em design de moda que considere o processo cognitivo de pessoas com deficiência visual (PcDV), e propicie sua formação como designer de moda e, concomitantemente, venha a potencializar o aprendizado do estudante vidente e, sua capacitação para o desenvolvimento de projetos de coleção. Para tanto, empreendeu-se uma investigação às Diretrizes Curriculares do Curso de Design no Brasil, de modo a fundamentar uma análise das matrizes curriculares de Bacharelados em Design de Moda, selecionados segundo parâmetros pré-estabelecidos, com o propósito de verificar suas estruturas e a factibilidade de ingresso de estudantes com deficiência visual. Identificada a existência de lacuna, referente aos métodos de ensino destinados ao desenvolvimento de projetos junto a PcDV, em outro âmbito, investiu-se em uma revisão da literatura relativa à inclusão deste grupo no ensino superior, e a existência de material didático acessível. Ainda, estudou-se o Programa INCLUIR (BRASIL, 2005) e, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015), com o intuito de localizar os direitos desse grupo referente à educação superior. Em concomitância, a investigação estendeu-se às Neurociências e as bases de funcionamento do cérebro, envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem, passíveis de contribuir para o desenvolvimento de projetos em Design de Moda, por pessoas com ou sem deficiência visual. Desses estudos procedeu-se à aplicação de um Protocolo Experimental, subdividido em módulos, os quais orientaram a condução de uma Metodologia de Desenvolvimento Projetual e avaliação de três grupos de pessoas, o primeiro composto por PcDV e os demais formados por estudantes videntes que cursam Design de Moda, na Universidade Anhembi Morumbi.
Dentre os resultados que validam a tese proposta, destacam-se: (1) a evocação de memórias potencializa a assimilação e o aprendizado dos conteúdos por estudantes com e sem deficiência visual; (2) estímulos somatossensoriais propiciam a acessibilidade ao material didático por discentes com deficiência visual, ao mesmo tempo que ampliam o Interesse dos alunos videntes pelos conteúdos ministrados; (3) repertórios pessoais, quando associados ao método de desenvolvimento projetual, potencializam o aprendizado pela valorização das habilidades dos discentes com e sem deficiência visual.

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ENGRACIA MARIA LOUREIRO DA COSTA LLBERIA

Orientador (a):  Anna Mae Tavares Bastos Barbosa

O desenho como ferramenta do projeto de design de joias
Resumo:
Esta tese apresentada para o Doutorado em Design da Universidade Anhembi Morumbi, no Programa de Pós-Graduação em Design, trata da importância do desenho como ferramenta do projeto de design de joias, considerando sua tipologia aplicada a diferentes etapas do desenvolvimento do processo, da criação à produção, no setor joalheiro, dedicando especial atenção ao segmento industrial na contemporaneidade. Além deste, analisa as distintas atividades relacionadas à criação da joia, como a Alta Joalheria e a Joalheria Contemporânea, em relação ao uso do desenho em diferentes momentos. Buscou embasamento nos desenhos da Arquitetura como referência de estudos da forma e volumetria, além do desenvolvimento de visão espacial, na transposição de imagens mentais para a representação bidimensional de objetos tridimensionais. No percurso, apresenta os trabalhos de designers e artistas/joalheiros por meio de entrevistas e visitas realizadas a seus ateliês como forma de exemplificar, também com seus desenhos, a importância desta técnica como meio de representação de suas ideias. Os profissionais aqui apresentados foram selecionados pela relevância de seu trabalho nos diferentes segmentos, bem como por se dedicarem ao ensino do desenho de joias e da joalheria artesanal, em alguns casos, além da importância que dedicam no percurso de seu próprio processo de elaboração da forma através do desenho, desde os estudos iniciais, através de rascunhos, até os esboços ou croquis nos seus processos criativos. Suas produções e relatos estão inseridos nos diferentes capítulos, oportunamente, de modo a esclarecer as questões ali abordadas. Objetiva, dessa forma, a valorização e o incentivo ao ensino do desenho na formação dos profissionais de design e outros que se dediquem à produção de joias no Brasil.

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