Eixos Temáticos

A temática Transdisciplinaridades: Projetos, Materiais e Processos define-se com o intuito de construir um painel amplo do estado da pesquisa em projetos, materiais e processos e de abrigar a diversidade de escopos, objetos de estudo e abordagens presentes neste campo de investigação.

Ao submeter um trabalho ao Comitê Científico do I Congresso Internacional | VII Workshop: Design & Materiais 2016, é solicitada aos autores a escolha de um dentre os quatro eixos temáticos relacionados à pesquisa e ao desenvolvimento no âmbito dos projetos, materiais e processos, e reúnem produções em Design, Arquitetura, Arte e Engenharia, conforme segue:

  1. Tradicionais e Avançados: projetos, materiais e processos com a aplicação dos conceitos, técnicas e tecnologias tradicionais/avançados como nos âmbitos do patrimônio, restauro, estruturas, superfícies, revestimento, acabamentos, meios gráficos, têxteis, entre outros.
  2. Inovadores: projetos, materiais e processos com a aplicação dos conceitos, técnicas e tecnologias inovadoras, nos contextos disruptivo ou incremental, como nos âmbitos das estruturas, superfícies, revestimentos e acabamentos contemporâneos e/ou inteligentes, entre outros.
  3. Sustentáveis: projetos, materiais e processos com a aplicação dos conceitos, técnicas e tecnologias sustentáveis, como nos âmbitos das abordagens tradicionais, inovadoras, experimentais, entre outras.
  4. Experimentais: projetos, materiais e processos com a aplicação de técnicas e tecnologias em fase experimental, como nos âmbitos das abordagens tradicionais, inovadoras, sustentáveis, entre outras.