PROGRAMAÇÃO WORKSHOPS/MINI CURSOS

Todos os workshops e minicursos serão oferecidos no dia 16/05/2016

Inscrições pelo e-mail:  workshopdm2016@gmail.com

Solicita-se colocar o nome do workshop/mini curso desejado no assunto do e-mail de inscrição.

 

PERÍODO MATUTINO

 

LIVRO: FORMATAÇÃO E CRIAÇÃO DIFERENCIADAS

Coordenação: Ângela Maria dos Santos

Descrição: A proposta deste workshop é a criação de um livro em formato diferenciado (protótipo), a partir do levantamento de possíveis materiais para sua confecção, que possibilita novos modelos de leitura, por meio de textos, símbolos e imagens. Será criado um formato de livro no estilo dobradura de quatro faces, em que serão produzidos símbolos, que se reconfiguram a partir de seu desdobramento.

Horário: 9h00 – 12h00

Vagas: 20

Sala: 131 (Edifício Jardim/ 3°andar)

Materiais por aluno:

– 1 lápis 4B;

– Pincel redondo kaz, n°183;

– Pincel Tigre 171 n°18, orelha de boi;

– Pincel chato n°18;

– 5 potes de tinta guache (preto, azul, amarelo, vermelho);

– Bandeja para misturar cor (isopor, tampa de pote de sorvete).

 


 

IMAGENS CRÍTICAS: UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA A PARTIR DA LEITURA DE ALGUNS FRAGMENTOS DE WALTER BENJAMIN

Coordenação: Carlos Alberto Barbosa

Descrição: Em que medida a permanência e as marcas deixadas nos espaços que habitamos realmente vinculam tais espaços às nossas experiências? A partir desta questão, serão apresentadas e discutidas algumas passagens que o pensador alemão Walter Benjamin escreveu nas primeiras décadas do século XX. Tais discussões servirão como referências para uma saída a campo, a fim de registrar imagens no entorno do espaço que abriga o evento Design e Materiais 2016.

Horário: 9h00 – 12h00

Vagas: 15

Sala: 09 (Laboratório/ Galpão 1)

Materiais por aluno:

– Folha sulfite.

 


 

PERFORMANCE DESIGN: O CORPO COMO MATERIAL

Coordenação: Cristina Elias

Descrição: A proposta irá explorar formas de exposição do corpo em espaços que tradicionalmente antagonizam a sua natureza de arquivo vivo, como museus e galerias. Como imobilizar algo que está em constante movimento, ou melhor, como adicionar uma dimensão móvel a objetos em exposição? Como registrar uma performance – que necessariamente é composta por camadas temporais complexas envolvendo passado, presente e futuro – e disponibilizá-la num presente continuado como objeto em exposição? Que materiais e instrumentos (vídeo, fotografia, elementos sinestésicos, interatividade…) podem contribuir para este fim?

Horário: 9h00 – 12h00

Vagas: 20

Sala: 186 (Edifício Jardim/ 8°andar)

Materiais por aluno:

– Nenhum

 


 

 ACESSÓRIOS EM PAPEL: TRANSFORMAÇÃO DO PLANO PARA A TRIDIMENSIONALIDADE

Coordenação: Grace Kishimoto

Descrição: A proposta deste minicurso é explorar o papel com cortes e vincos, de maneira a modificar seu formato plano em possibilidades tridimensionais. A partir disso, os participantes irão elaborar formas que serão transformadas em braceletes, anéis ou colares, auxiliando na ampliação da percepção a partir de experimentações, o que resulta em processos criativos e soluções projetuais.

Horário: 9H00 – 12H00

Vagas: 20

Sala: 142 (Edifício Jardim/ 4°andar)

Materiais por aluno:

– Estilete;

– Régua.

 


 

TECIDOS INTERATIVOS – APRENDENDO ELETRÔNICA E PROGRAMAÇÃO DE MANEIRA SIMPLES

Coordenação: Miguel da Hora

Descrição: A proposta consiste em ensinar noções básicas de eletrônica por meio da construção de um sistema que conecta tecidos ao computador, utilizando ActionScript3, que transforma o contato com os materiais em projeções digitais de suas respectivas texturas. A ideia do workshop é transformar tecidos em uma interface de entrada de dados e utilizar a familiaridade dos alunos com esses materiais para facilitar o aprendizado de eletrônica e programação.

Horário: 9H00 – 12H00

Vagas: 12

Sala: 20 (Laboratório/ Galpão 1)

Materiais por aluno:

– Nenhum.

 


 

CRIAÇÃO EM MOULAGE SEM GÊNERO

Coordenação: Natalia Rosa

Descrição: O workshop propõe discutir a tendência “agender” ou “sem gênero”, seu conceito, sua importância para a moda contemporânea e suas características específicas de modelagem. A palestrante apresentará sua pesquisa a respeito de moulage, modelagem e processos de criação de roupas agender e unissex. A partir de exercícios de experimentação em moulage, os participantes serão convidados a criar uma peça e propor respostas a questões como: Qual a diferença entre roupa sem gênero e unissex? Quais são os desafios específicos do processo de criação de roupas sem gênero? Como resolver questões de modelagem para acomodar corpos diversos?

Horário: 9H00 – 12H00

Vagas: 20

Sala: 40 (Ateliê Modelagem/ Galpão 2)

Materiais por aluno:

– Tecido tela de algodão, 3m cor cru;

– cartela de alfinetes;

– agulha de mão;

– linha de costura cru;

– linha de costura preta;

– tesoura de tecido;

– giz de alfaiate;

– fita métrica;

– régua 60cm;

– lápis e borracha;

– folha sulfite.

 


 

GESSO: POSSIBILIDADES DE MODELAGEM E MOLDAGEM, TRANSIÇÃO E PERMANÊNCIA DE FORMAS.

Coordenação: Renan Vieira Andrade

Descrição: Tomado por muito tempo como material periférico, empregado em processos de transição na fundição de esculturas e demais objetos artísticos, o gesso mantém-se até hoje como meio versátil e de baixo custo para a construção de elementos decorativos, estruturas modulares e demais objetos. Este workshop pertente apresentar ao participante um breve histórico do gesso e suas aplicações ao longo da História da Arte e do Design, a variedade de qualidades do material disponíveis no mercado e suas aplicações. Tendo como objetivo a prática da modelagem, o workshop propõe a confecção de objetos a partir da apropriação e ressignificação de reproduções em gesso disponibilizadas previamente.

Horário: 9h00 – 12h00

Vagas: 10

Sala: 57 (Maquetaria/Galpão 2)

Materiais por aluno:

– espátulas metálicas;

– Faca para modelagem;

– Estilete;

– Serrinha.

 


 

NOVOS PRODUTOS, NOVOS SISTEMAS: PROPOSIÇÕES PARA UMA MODA MAIS SUSTENTÁVEL

Coordenação: Verena Ferreira Tidei de Lima

Ao considerar a amplitude e a heterogeneidade da indústria da moda, e seus excessos produzidos, consumidos e descartados atualmente, destaca-se os impactos socioambientais derivados. O objetivo do minicurso é que os participantes apresentem, em pequenos grupos, novas propostas de produtos e/ou sistemas que sustentem novos padrões de comportamento e estilos de vida, mais sustentáveis e diretamente relacionados ao atual modelo de produção, consumo e descarte excessivo.

Horário: 9h00 – 12h00

Vagas: 20

Sala: 171 (Edifício Jardim/ 7°andar)

Materiais por aluno:

– Nenhum.

 


 

TEXTURIZAÇÃO DE PAPEL

Coordenação: Valéria Cortizo Bicudo

Descrição: O workshop tem como proposta a realização de um caderno de anotações, de maneira prática e lúdica, com o reaproveitamento de materiais. Após a breve apresentação da técnica e dos materiais, os participantes realizarão a texturização do papel, a costura da brochura e a capa utilizando colorplus ou folha de reaproveitamento.

Horário: 9h00 – 12h00

Vagas: 16

Sala: 49 (Ateliê de Pintura/Galpão 2)

Materiais por aluno:

– 30 folhas sulfite;

– 8 colorplus colorido A4- 180g – Cores sortidas

– 1 vidro de esmalte cremoso- não pode ser cintilante ou transparente- para unhas (qualquer cor);

– lápis e borracha;

– régua (30 ou 40 cm);

– tesoura;

– estilete.

 


 

 

PERÍODO VESPERTINO

DESIGN DE PRODUTO, EQUIPAMENTOS E MATERIAIS NA FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA

Coordenação: Rodrigo Bessa

Descrição: O workshop tem como proposta a teoria e prática relacionadas as técnicas de linguagem e iluminação da fotografia publicitária e sua relação com o design de produto. O workshop irá abordar os discursos da premeditação da imagem da Fotografia Publicitária / Moda; conhecimento da linguagem e técnicas de uso de equipamentos (câmera digital profissional e diversos equipamentos e materiais de iluminação em estúdio fotográfico), visando também a pós-produção e o conhecimento específico de novas tecnologias fotográficas.

Horário: 14h00 – 17h00

Vagas: 15

Sala: 28 (Estúdio Fotográfico/ Galpão 1)

Materiais por aluno:

– Nenhum.

 


 

ILUSTRAÇÃO DE LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS NO MERCADO EDITORIAL

Coordenação: Vanessa G. A. Rosa

Descrição: A oficina abordará o processo de produção de ilustrações de livros no contexto do mercado editorial brasileiro e internacional. O objetivo é elucidar aos participantes sobre o funcionamento do mercado editorial para ilustração de livros infantis e infanto-juvenis. Será apresentado um breve histórico da ilustração e do mercado atual. A partir de tal contextualização, serão discutidas as diversas fases do trabalho de um ilustrador na elaboração de um livro, na perspectiva do editor que está buscando um profissional para um projeto de livro específico. Além da experimentação de algumas técnicas de criação de imagem.

Horário: 14h00 – 17h00

Vagas: 20

Sala: 144 (Edifício Jardim/ 4°andar)

Materiais por aluno:

– 3 Folha sulfite A3;

– Lápis de cor;

– Nanquim preto (pode ser descartável);

– O participante poderá levar qualquer material de desenho para experimentação.

 


 

LUZ PELO CANO: DESIGN DE LUMINÁRIAS

Coordenação: Marcus Vinicius Pereira

Descrição: O workshop tem como objetivo construir uma peça de iluminação a partir de materiais corriqueiros da construção civil, como os de instalações hidráulicas, apresentando diversas possibilidades de criação a partir de encaixes básicos dessas peças (conexões e cano de pvc), transmitindo aos participantes repertório criativo para a constituição de vários outros modelos.

Horário: 14h00 – 17h00

Vagas: 20

Sala: 01 (Ateliê/ Galpão 1)

Materiais por aluno:

– 1 metro de cano de pvc 25mm;

– 6 conexões tipo joelhos 90o 25mm;

– 1 conexão tipo joelho 45o 25mm;

– 4 conexões tipo tê 25mm;

– 1 bucha de redução 60x25mm;

– 1 ligação para abajur;

– 1 soquete E27;

– 1 lâmpada E27.

 


 

ESTAMPANDO INTERIORES

Coordenação: Natalia Germolhato Botoni Lembke

Descrição: A proposta deste workshop é apresentar a técnica do estêncil, sendo ela a aplicação de um desenho, por meio da utilização de tinta e uma fôrma vazada, possibilitando a criação de estampas que podem ser utilizadas em diversas superfícies. Os participantes irão elaborar seu próprio desenho no acetato e aplicar, em tecidos, a estampa gerada a partir das figuras.

Horário: 14h00 – 17h00

Vagas: 20

Sala: 132 (Edifício Jardim/ 3°andar)

Materiais por aluno:

– Rolo de pintura de Espuma 9cm;

– estilete;

– fita crepe;

– acetato transparente 60x120cm;

– caneta para riscar no acetato;

– lápis e borracha;

– 3 folhas sulfite A4

– tesoura;

– 2 tintas acrílicas (cores a escolher).

 


 

UMA EXPERIÊNCIA COM A RENDA RENASCENÇA NO CARIRI PARAIBANO

Coordenação: Fernanda Yamamoto

Descrição: Fernanda Yamamoto falará sobre o processo de criação da coleção Histórias Rendadas enfatizando o trabalho desenvolvido com 77 artesãs de renda renascença no Cariri paraibano. Mostrará todas as etapas desse trabalho: início do processo com desenvolvimento de estampas, tecidos, proposta de pontos e desenhos novos, trabalho no ateliê, desfile e documentário. Os participantes não farão uma atividade prática. A interação se dará por perguntas e discussões que surgirão no decorrer da apresentação do trabalho.

Horário: 14h00 – 17h00

Vagas: 20

Sala: 53 (Ateliê de Modelagem/ Galpão 2)

Materiais por aluno:

– Nenhum

 


 

SELEÇÃO DE MATERIAIS E SUSTENTABILIDADE: AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA APLICADO AO DESIGN

Coordenação: André Canal Marques e Maura Della Flora Flores

Em um projeto de produto, todos os aspectos relacionados à sustentabilidade devem ser analisados, como por exemplo, seu ciclo de vida, que desempenha um papel muito importante e ao mesmo tempo de difícil mensuração. A proposta deste workshop é, por meio de exercícios práticos e da utilização do software CES Edupack- ferramenta Eco Audit, realizar estudos relacionados aos produtos e o ciclo de vida de seus materiais, estudando criteriosamente sua correta seleção em cada fase do projeto.

Horário: 14h00 – 17h00

Vagas: 20

Sala: 09 (Laboratório/Galpão 1)

Materiais por aluno:

– Nenhum

 


 

(RE) PENSANDO O DESIGN DE EXPOSIÇÕES

Coordenação: Caroline Carvalho Barbosa

Descrição: A proposta deste workshop é levar ao participante o entendimento de design expositivo e suas relações com a sustentabilidade. Para isso, durante uma visita no local do evento Design & Materiais 2016, os partícipes irão observar as exposições que estarão acontecendo, discutir e propor um sistema expositivo com vistas à sustentabilidade.

Horário: 14h00 – 17h00

Vagas: 20

Sala: 41 (Ateliê/ Galpão 2)

Materiais por aluno:

– 5 folhas sulfite A4;

– Lápis;

– Caneta Nanquim descartável preta (4mm);

– Prancheta de mão (apoio para desenho).

 


 

QUILLING – O PAPEL E A FORMA

Coordenação: Edenio Camilo

Descrição: Uma oficina de formação artística que ensina a técnica do quilling. Uma arte minuciosa existente desde a idade média e que consiste em enrolar papeis em bobina criando desenhos, composições e peças decorativas. Com uma expressão lúdica poética possibilitando aos participantes uma nova percepção tátil e visual de criação com o papel.

Horário: 14h00 – 17h00

Vagas: 15

Sala: 142 (Edifício Jardim/ 4°andar)

Materiais por aluno:

– Nenhum

 


 

REALIDADE AUMENTADA PARA ARQUITETURA E GAMES

Coordenação: Felipe Servilha Moreno

Descrição: A proposta é ensinar como utilizar as ferramentas Unity (Engine de games) e Vuforia (Ferramenta da Qualcomm) para criar projeções de realidade aumentada. A realidade aumentada para maquetes digitais pode ser uma opção sustentável, pois o custo de energia é baixíssimo e não utiliza materiais poluentes. Outra opção é a criação de games com a possiblidade de interação com o ambiente físico e o uso de mecânicas diferenciadas. Serão apresentados os procedimentos e técnicas de uma forma acessível que também atendam os participantes que não dominam a programação e o desenvolvimento de games.

Horário: 14h00 – 17h00

Vagas: 30

Sala: 11 (Laboratório/ Galpão 1)

Materiais por aluno:

– Nenhum

 


 

MATERIAIS EM JOGO: A POSSIBILIDADE DE SUA TRANSFORMAÇÃO EM SISTEMAS LÚDICOS

Coordenação: Gabriel do Amaral Batista

Descrição: Este minicurso fornecerá conceitos do universo teórico-metodológico do game design para transformar atividades e materiais diversos em sistemas lúdicos. Uma relação que permitirá refletir sobre um processo diferenciado para abordar de forma lúdica os conceitos de materiais. O participante terá fundamentos para estruturar uma ideia de jogo a partir de um modelo projetual específico, assim como de representá-lo em um modelo de testes, tanto para um jogo de tabuleiro quanto uma proposta digital.

Horário: 14h00 – 17h00

Vagas: 25

Sala: 112 (Edifício Jardim/ 1°andar)

Materiais por aluno:

– Caneta Pilot grande de 6 cores;

– Cartolina branca;

– Tesoura sem ponta;

– Lápis HB simples.

 


 

A CULTURA MUSICAL NO PROCESSO ENSINO-APRESNDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DO DESIGN

Coordenação: Ivaldo Luiz Moreira

Descrição: A música cumpre um papel essencial no ensino, tanto para reforçar conteúdos estudados na classe, quanto para incentivar a curiosidade do aluno em relação a um tema comentado numa peça musical. O objetivo deste workshop é o de motivar alunos e professores a aproveitar o conhecimento adquirido através da cultura da música popular sob a perspectiva do design, como uma importante ferramenta de apoio na assimilação dos conteúdos, em atividades propostas na sala de aula de forma inter e transdisciplinar.

Horário: 14H00 – 17H00

Vagas: 18

Sala: 134 (Edifício Jardim/ 3°andar)

Materiais por aluno:

– Nenhum.

 


 

OFICINA DE ANIMAÇÃO PIXILATION

Coordenação: Neila Tanísia Rocha Siqueira

Descrição: A proposta do minicurso ANIME-SE é trabalhar com a técnica de pixilation, tipo de stop motion que utiliza pessoas em vez de objetos para desenvolver uma animação. Será utilizado o programa gratuito MUAN (manipulador universal de animação). Na parte teórica, os participantes assistirão a vídeos que utilizam esta técnica e entenderão regras e os princípios da animação. Com ANIME-SE os participantes protagonistas das animações entendem os efeitos que acontece entre uma foto e outra, entre um frame e outro.

Horário: 14H00 – 17H00

Vagas: 20

Sala: 122 (Edifício Jardim/ 2°andar)

Materiais por aluno:

– Nenhum.

 


 

COZINHA DE MATERIAIS SUSTENTÁVEIS

Coordenação: Pedro Zöhrer Rodrigues da Costa

Descrição: O Workshop pretende apresentar técnicas práticas da confecção de materiais sustentáveis, com a utilização de isopor descartado e resíduos de madeira (serragem ou cavacos) papel, fibras têxteis ou fibras naturais como sisal e piaçava. O objetivo principal será demonstrar a possibilidade de produção artesanal de um material-compósito sustentável, sem o uso de instrumental ou maquinário complexo (apenas o presente em uma cozinha típica). O que leva a obtenção de artefatos rígidos de eco compósitos, moldados a frio e conformados manualmente; ou realizados com o auxílio de materiais simples cotidianos, como embalagens descartada, moldes em cartão ou folhas de madeira.

Horário: 14H00 – 17H00

Vagas: 15

Sala: 59 (Canteiro/ Galpão 2)

Materiais por aluno:

– 100g de isopor;

– Pote de sorvete com tampa.

 


 

QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO: DO BORDADO TRADICIONAL AO FREEFORM

Coordenação: Regina Barbosa Ramos

Descrição: A partir do aprendizado dos pontos fundamentais para a realização do bordado, sugere-se aprender a desaprender a regra para realizar, a partir do erro, novas possibilidades de intervenção sobre as matérias têxteis. A oficina divide-se em apresentação das técnicas tradicionais e aplicações. Ensaio do erro e a prática.

Horário: 14h00 – 17h00

Vagas: 15

Sala: 40 (Ateliê Modelagem/ Galpão 2)

Materiais por aluno:

– 0,5 metros de etamine ou juta;

– 1 a 1,5 metros de tricoline ou linho (preferencialmente claro e liso);

– 1 agulha de bordado fina (n°24);

– 1 agulhas de bordado ou tapeçaria grossa (agulha COM ponta e buraco largo para barbante ou lã ou fita);

– Linha de bordado (de algodão; preferencialmente de novelinho e não meada);

– tesoura;

– Lã e/ou barbante e/ou fita.


 

FIGURINOS PARA GAMES: APLICAÇÃO DE UM MÉTODO DO DESIGN DE MODA

Coordenação: Luciana Gragnato, Kate Scarpi e Ana Rita Valverde

Descrição: A proposta deste workshop é apresentar um método do design de Moda, aplicado na construção de figurinos para personagens. Os acessórios e figurino representam as características, tanto físicas quanto psíquicas de cada personagem e, devem ser apresentados em consonância com a narrativa e o contexto em que se desenvolve o enredo. Por meio da construção de um panei semântico digital, os participantes desenvolverão um figurino completo para um personagem, comprovando assim a importância do processo de criação para a afirmação do mesmo.

Horário: 14h00 – 17h00

Vagas: 20

Sala: 20 (Laboratório/ Galpão 1)

Materiais por aluno:

– Bloco de folha para Desenho (A4 ou A3)

– Lápis

– Borracha

– Lápis de cor

– Canetas hidrográficas

– Marcadores

– Impressão em A3 colorido

Sala: 20 (Laboratório/ Galpão)

 


 


OFICINA DE ENCADERNAÇÃO ARTESANAL

Coordenação: Andrea Pennino Graciano

Descrição: O objetivo do workshop é apresentar aos participantes alternativas para produzir sketchs e livros independentes de forma artesanal. Serão apresentados 6 projetos de cadernos utilizando capas flexíveis e costuras manuais, sendo eles a encadernação brochura com costura borboleta, os 4 desenhos de costuras japonesas tradicionais (4 furos, casco de tartaruga, folha de cânhamo e kangxi, encadernação adequada para folhas soltas, além da Encadernação em fólios (cadernos) com costura francesa aparente.

Horário: 14h00 – 17h00

Vagas: 16

Sala: 57 (Maquetaria/ Galpão 2)

Materiais por aluno:

– 100 folhas sulfite;
– 12 colorplus colorido A4- 180g – Cores sortidas
– lápis e borracha;
– régua (30 ou 40 cm);
– tesoura;
– estilete.

 


 

PERÍODO INTEGRAL

 

PROTOTIPAGEM MOBILE DE SITES E APPS: SEM CÓDIGO E SEM CUSTO

Coordenação: Danilo Braga

Descrição: A proposta do workshop é apresentar uma técnica de prototipagem funcional para sites móveis e aplicativos de celular com a utilização de recursos gratuitos da plataforma online InVision. A preparação digital do layout de um site simples e de um aplicativo com funcionalidades mais complexas tem o objetivo de trazer a prototipagem rápida para reduzir o atrito entre os estudos de usabilidade e os gastos de desenvolvimento com o projeto. Acelerando assim, os processos de User Experience Design e otimizando a produção digital para plataformas móveis.

Horário: 9h00 – 12h00 e 14h00 – 17h00

Vagas: 20

Sala: 17 (Laboratório/ Galpão 1)

Materiais por aluno:

– Nenhum