Chamada: Iniciação Científica

CHAMADA: PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROPOSTAS

O design de calçados de Iris Van Herpen e Alexander McQueen
Orientador: Profa. Dra. Agda Regina de Carvalho
Esta pesquisa de iniciação científica tem como objetivo o levantamento dos projetos de calçados nas produções dos designers Iris Van Herpen e Alexander McQuenn. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design de moda e/ou negócios da moda.

O design do corset no período Vitoriano
Orientador: Profa. Dra. Agda Regina de Carvalho
Esta pesquisa de iniciação científica tem como objetivo o entendimento da estrutura do corset no período vitoriano. O estudo propõe o levantamento de imagens e o entendimento do projeto desta estrutura. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design de moda e/ou negócios da moda.

O design de calçados e o andar cotidiano
Orientador: Profa. Dra. Agda Regina de Carvalho
Esta pesquisa de iniciação científica tem como proposta o desenvolvimento de um vídeo que aborde o andar no espaço cotidiano, especificamente o caminhar ocasionado por diferentes calçados femininos em espaços sociais como a feira, o mercado, a rua e o metro. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em produção e edição videográfica e/ou design digital e/ou rádio e tv.

Lucy Mcrae: design e corpo
Orientador: Profa. Dra. Agda Regina de Carvalho
Esta pesquisa de iniciação científica tem com proposta o levantamento de imagens e a identificação dos desdobramentos contemporâneos de artefatos vestíveis na produção de Lucy Mcrae. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design de moda e/ou negócios da moda.

Corpo e artefatos: processo de criação
Orientador: Profa. Dra. Agda Regina de Carvalho
Esta pesquisa de iniciação científica propõe a experimentação de materiais e estruturas no desenvolvimento de um artefato vestível que discuta o conceito do corset no contemporâneo. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design de moda e/ou negócios da moda.

Design de interiores em habitação de interesse social
Orientador: Prof. Dr. Cláudio Lima Ferreira
Esta pesquisa enfoca o projeto de interiores em habitações de Interesse Social. Neste sentido, propõe a leitura de autores de design de interiores, design de mobiliário, para contextualizar os projetos e sua inter-relação entre design e arquitetura. É desejável que o candidato tenha concluído o segundo semestre do curso de Design de Interiores ou o quarto semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Design e arquitetura: inter-relações na concepção
Orientador: Prof. Dr. Cláudio Lima Ferreira
Esta pesquisa tem como objetivo investigar a fase inicial de concepção projetual de design e de arquitetura, a partir de análises teóricas sobre o operador dialógico abordado por Edgar Morin, tendo como estudo de caso arquitetos/designers brasileiros contemporâneos. É desejável que o candidato tenha concluído o segundo semestre do curso de Design de Interiores ou o quarto semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Literatura como referência de criação no design do Projeto I L H A
Orientador: Profa. Dra. Cristiane Ferreira Mesquita
Esta pesquisa de iniciação científica tem como objetivo investigar aspectos do processo de criação em design a partir de temas ligados a crítica genética, tendo como objeto de estudo o Projeto I L H A.

Design gráfico para o Projeto I L H A
Orientador: Profa. Dra. Cristiane Ferreira Mesquita
Esta pesquisa de iniciação científica tem como objetivo desenvolver design gráfico para linhas de produtos do Projeto I L H A, a partir de estudos referenciais de obras de artistas contemporâneos e de poetas concretos envolvidos nos processos de criação do projeto. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design gráfico.

Design digital para o Projeto I L H A
Orientador: Profa. Dra. Cristiane Ferreira Mesquita
Esta pesquisa de iniciação científica tem como objetivo desenvolver website para o Projeto I L H A, a partir de estudos de referências de obras e teorias sobre poesia concreta que se constituem como uma das principais referências conceituais do projeto. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design digital.

Referências de criação em design de moda de Martin Margiela e Hussein Chalayan
Orientador: Profa. Dra. Cristiane Ferreira Mesquita
Esta pesquisa de iniciação científica tem como objetivo coletar e organizar imagens de criações do designer de moda belga Martin Margiela e do cipriota Hussein Chalayan a fim de compreender aspectos de seus processos de criação. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design de moda.

Design digital para o LAPODE
Orientador: Profa. Dra. Cristiane Ferreira Mesquita
Esta pesquisa de iniciação científica tem como objetivo coletar, organizar e digitalizar materiais, bem como desenvolver website para o LAPODE – Laboratório de Poéticas no Design – que se propõe a oferecer recursos imagéticos e gráficos ao desenvolvimento de projetos nas dimensões estéticas e poéticas do Design, subsidiando seus distintos processos de criação, metodologias e relações interdisciplinares. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design digital.

Design gráfico de revistas: versões impressa e digital
Orientador: Profa. Dra. Gisela Belluzzo de Campos
A pesquisa visa discutir os projetos gráfico-editoriais de revistas em suas versões impressas e para dispositivo móvel tablet (IPAD e Android). Analisar as respectivas interfaces gráficas e as adaptações para este meio digital a partir da versão impressa. Verificar quais elementos do projeto gráfico-editorial são mantidos e como são adaptados para a nova plataforma de modo a tirar proveito dos recursos próprios a esta mídia e proporcionar navegação e leituras confortáveis. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design gráfico e/ou design digital.

Linguagem gráfica e design de superfície
Orientador: Profa. Dra. Gisela Belluzzo de Campos
A pesquisa visa discutir a linguagem gráfica e o design de superfície desenvolvidos para produtos diversos relacionando o produto, as embalagens, os espaços físicos para exposição e vendas, papelaria, entre outros. Analisar quais são as especificidades da linguagem gráfico-visual requeridas na concepção e na realização do projeto a fim de que mantenham uma unidade formal e conceitual. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design gráfico.

Projetos gráficos: complementaridade de produtos didáticos impressos e digitais
Orientador: Profa. Dra. Gisela Belluzzo de Campos
A pesquisa visa analisar projetos gráfico-editoriais de produtos didáticos em suas versões impressas e digitais; identificar e analisar a utilização de elementos, recursos e ferramentas que podem potencializar o conteúdo de cada mídia para obter melhores resultados pedagógicos. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design gráfico e/ou design digital.

Tipografia e programação: novas possibilidades de representações textuais
Orientador: Profa. Dra. Gisela Belluzzo de Campos
A pesquisa visa o estudo do método de projetação dos designers Gustavo Ferreira, Dimitri Lima e Ricard Marxer Piñon para a criação de fontes e caligrafias computacionais e interativas para interfaces digitais. Verificar quais os principais requisitos e procedimentos projetuais para a obtenção de qualidade e legibilidade das fontes e caligrafias para a tela. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design gráfico e/ou design digital.

Conceituações do design gráfico a partir de referências teóricas e visões da prática
Orientador: Profa. Dra. Gisela Belluzzo de Campos
A partir de gravações em vídeo de entrevistas e depoimentos realizados com designers gráficos, que trabalham em projetos de diferentes amplitudes e inserção, selecionar e editar trechos, segundo critérios baseados em conceitos de design gráfico, convergência, interdisciplinaridade, entre outros, pesquisados em referencial bibliográfico indicado. Com isso, essa pesquisa objetiva contribuir para a obtenção de uma visão da prática do design gráfico no Brasil contemporâneo e sua relação com tais conceituações. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design gráfico e/ou design digital.

Compreensão e desenvolvimento de projetos arquitetônicos voltados para o campo do design de exposições
Orientador: Profa. Dra. Mirtes Cristina Marins de Oliveira
Esta pesquisa de iniciação científica visa contribuir para o campo de estudos críticos sobre arquitetura e outros dispositivos visuais, assim como a produzir material voltado à documentação arquitetônica. Para tanto, faz-se necessária a compreensão sobre o desenvolvimento de projetos arquitetônicos voltados para o campo do design de exposições, a partir de estudos de práticas expositivas. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório de história da arquitetura moderna e contemporânea e de ferramentas computacionais para elaboração de plantas e vistas arquitetônicas.

Compreensão e desenvolvimento de projetos de design gráfico
Orientador: Profa. Dra. Mirtes Cristina Marins de Oliveira
Esta pesquisa de iniciação científica visa contribuir para o campo de estudos críticos sobre o design gráfico no âmbito das plataformas curatoriais (incluindo não só catálogos, mas livros e outros dispositivos presentes nas exposições). Para tanto, faz-se necessária a compreensão sobre o desenvolvimento de projetos de design gráfico. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório de história do design gráfico e de ferramentas computacionais, bem como interesse em análise crítica e elaboração de publicações.

Compreensão e desenvolvimento de projetos curatoriais voltados para o campo da arte, design, arquitetura e moda
Orientador: Profa. Dra. Mirtes Cristina Marins de Oliveira
Esta pesquisa de iniciação científica visa contribuir para o campo de estudos críticos das práticas curatoriais, em especial na área de formação e interesse do pesquisador. Para tanto, faz-se necessária a compreensão sobre o desenvolvimento de projetos curatoriais voltados para o campo da arte, design, arquitetura e moda. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em história da arte, design e moda, assim como domínio de leitura e escrita.

Compreensão e desenvolvimento de plataformas online para criação e desenvolvimento de arquivo sobre as ações e produções da pesquisa
Orientador: Profa. Dra. Mirtes Cristina Marins de Oliveira
Esta pesquisa de iniciação científica visa contribuir com estudos críticos sobre as plataformas curatoriais com extensão online, e também para apoio à produção de arquivo online para divulgação da pesquisa. Para tanto, faz-se necessária a compreensão sobre o desenvolvimento de plataformas online para criação e organização de arquivo sobre as ações e produções da pesquisa. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design digital.

Compreensão e desenvolvimento de projetos no campo do design de interiores
Orientador: Profa. Dra. Mirtes Cristina Marins de Oliveira
Esta pesquisa de iniciação científica visa contribuir com estudos críticos sobre dispositivos do campo do Design de Interiores presentes em exposições de arte e design, tais como vitrines, painéis e mobília (entre outros) e a própria circulação dos espectadores em relação a eles e ao espaço arquitetônico. Para tanto, faz-se necessária a compreensão sobre o desenvolvimento de projetos no campo do design de interiores. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório de história e práticas no campo do design de interiores, assim como domínio de leitura e escrita.

Museus Digitais
Orientador: Profa. Dra. Priscila Almeida Cunha Arantes
Esta pesquisa de iniciação científica visa a pesquisa e a análise crítica de propostas de museus  on line. Neste sentido é desejável que o candidato tenha conhecimento de design digital, design de interface bem como interesse em análise critica de plataformas on line.

Arte e Design no Brasil nos anos de Chumbo: Antonio Manuel
Orientador: Profa. Dra. Priscila Almeida Cunha Arantes
Esta pesquisa de iniciação científica visa a análise crítica da produção do artista brasileiro Antonio Manuel na época da ditadura militar no Brasil, especialmente dos projetos estéticos que atuaram na interface com  o design e os meios de comunicação de massa. Neste sentido é desejável que o candidato tenha conhecimento do campo da história da arte, arte contemporânea, design gráfico, bem como domínio da escrita.

Arte e Design no Brasil nos anos de Chumbo: Cildo Meirelles
Orientador: Profa. Dra. Priscila Almeida Cunha Arantes
Esta pesquisa de iniciação científica visa a análise crítica da produção do artista brasileiro  Cildo Meirelles na época da ditadura militar no Brasil, especialmente dos projetos estéticos que atuaram na interface com  o design e os meios de comunicação de massa. Neste sentido é desejável que o candidato tenha conhecimento do campo da história da arte, arte contemporânea, design gráfico, bem como domínio da escrita.

Curadorias de Arte e Design: perspectiva Latino-Americana
Orientador: Profa. Dra. Priscila Almeida Cunha Arantes
Esta pesquisa de iniciação científica visa dar subsídios para a análise crítica de projetos curatoriais desenvolvidos no campo da arte e do design, em especial da  24 Bienal Internacional de São Paulo, desenvolvida por Paulo Herkenhoff. O estudo visa se aprofundar na temática da antropofagia bem como do seu desenvolvimento junto ao Núcleo Histórico da Bienal. Neste sentido é desejável que o candidato tenha conhecimento no campo da história da arte, arte contemporânea, design, bem como domínio da escrita.

Curadorias de Arte e Design: perspectiva Latino-Americana
Orientador: Profa. Dra. Priscila Almeida Cunha Arantes
Esta pesquisa de iniciação científica visa dar subsídios para a análise crítica e histórica de projetos curatoriais desenvolvidos no campo da arte e do design, em especial da exposição “Perder a Forma Humana”, desenvolvida no Museu Reina Sofia no ano de 2013. O enfoque da pesquisa será o de analisar a participação brasileira na mostra.  Neste sentido é desejável que o candidato tenha conhecimento no campo da história da arte, arte contemporânea, design, bem como domínio da escrita.

Design de interação para aplicações na TVDi
Orientador: Profa. Dra. Rachel Zuanon
Esta pesquisa de iniciação científica visa o desenvolvimento de um modelo experimental a partir da aplicação dos elementos projetuais do design de interação de aplicações para a Televisão Digital Interativa (TVDi), em conectividade com dispositivo móvel (tablet), tendo em vista sua aplicabilidade no middleware Ginga. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design digital.

Design de interface para aplicações na TVDi
Orientador: Profa. Dra. Rachel Zuanon
Esta pesquisa de iniciação científica visa o desenvolvimento de um modelo experimental a partir da aplicação dos elementos projetuais do design de interface de aplicações para a Televisão Digital Interativa (TVDi), tendo em vista sua aplicabilidade no middleware Ginga. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design digital.

Design de fibras têxteis inteligentes
Orientador: Profa. Dra. Rachel Zuanon
Esta pesquisa de iniciação científica visa o mapeamento de fibras inteligentes aplicadas nos âmbitos das ciências da saúde, tendo em vista identificar correlações entre seus elementos e propriedades físico-químicas e tecnológicas que apontem características co-evolutivas com o corpo do usuário e com o ambiente externo. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design de moda e/ou negócios da moda.

Design de tecidos inteligentes
Orientador: Profa. Dra. Rachel Zuanon
Esta pesquisa de iniciação científica visa o mapeamento de tecidos inteligentes ativos, tendo em vista identificar correlações entre seus elementos e propriedades físico-químicas e tecnológicas que apontem características co-evolutivas com o corpo do usuário e com o ambiente externo. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design de moda e/ou negócios da moda.

Design de vestíveis interativos sustentáveis
Orientador: Profa. Dra. Rachel Zuanon
Esta pesquisa de iniciação científica visa o mapeamento de elementos projetuais do design de vestuário passíveis de associação a processos interativos alinhados aos conceitos de produção sustentável, tendo em vista suas aplicações na criação e no desenvolvimento de peças vestíveis interativas sustentáveis. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design de moda e/ou negócios da moda.

Serious Games – Design de Games e Educação
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk
Esta pesquisa de iniciação científica visa o entendimento das aplicações dos games dentro do campo da educação, tendo em vista os diálogos possíveis deste campo com o do entretenimento (edutainment). O enfoque da pesquisa é identificar ferramentas e estratégias utilizadas a fim de elaborar uma metodologia de desenvolvimento de games no campo da educação. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design de games.

Serious Games – Design de Games, Acessibilidade e Inclusão
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk
Esta pesquisa de iniciação científica visa o entendimento das aplicações dos games dentro do campo da acessibilidade, tendo em vista a inclusão de cidadãos portadores de necessidades especiais. O enfoque da pesquisa é identificar ferramentas e estratégias utilizadas a fim de elaborar uma metodologia de desenvolvimento de games nos campos da acessibilidade e inclusão. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design de games.

Character Design – Processos de Desenvolvimento de Personagens em Animação
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk
Esta pesquisa de iniciação científica visa o mapeamento de métodos e processos de criação e desenvolvimento de personagens para animação, tendo em vista o diálogo com campos atinentes como a narratologia, a psicologia e as artes sequenciais. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design de animação.

Mapeamento e desenvolvimento de projetos de animação expandida voltados para o campo das artes e do design digital
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk
Esta pesquisa de iniciação científica visa o entendimento da animação além dos limites tradicionalmente associados aos filmes e séries. Em um primeiro momento busca o mapeamento de tais experiências – como no caso de animações em tempo real – para o desenvolvimento de um projeto próprio voltado para o campo das artes e do design digital. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design digital, design de games ou design de animação.

Design de Experiência e de Interação no Desenvolvimento de Narrativas Transmídia
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk
Esta pesquisa de iniciação científica visa identificar o papel do design de experiência e de interação na construção de narrativas mediatizadas em múltiplas plataformas digitais. Desta forma é possível verificar a possibilidade de um processo de design narrativo como forma para criação de universos ficcionais imersivos e participativos. Neste sentido, é desejável que o candidato tenha conhecimento satisfatório em design digital, design de games ou design de animação.

Leave A Comment