Mestrado – Disciplinas

Horários

3as das 9h30-12h30; 13h30-16h30 e das 17h-20h
4as das 9h30-12h30; 13h30-16h30 e das 17h-20h
5as das9h30-12h30; 13h30-16h30 e das 17h-20h


 

Disciplinas

DESIGN, ARTE E TECNOLOGIA
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

Aborda os processos de criação, projetuais e de produção em design-arte-tecnologia na contemporaneidade. Discute a relação homem-cultura-sociedade no âmbito dos processos e práticas distribuídos. Propõe o pensamento crítico sobre o design e a atuação do designer neste contexto. Discorre sobre a complexidade inerente à articulação sistêmica do design-arte-tecnologia com diferentes áreas do conhecimento, tais como biologia, geologia, engenharia, medicina, entre outras.


TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DO DESIGN
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

Trata de teorias e histórias para a formulação de um conhecimento crítico do design contemporâneo. Busca aprofundar a compreensão deste contexto, enfocando as mudanças tecnológicas e culturais por meio de uma perspectiva sistêmica, interdisciplinar e transdisciplinar.


METODOLOGIA DA PESQUISA EM DESIGN – MESTRADO
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

A disciplina desenvolve questões relacionadas ao conhecimento científico e sobre a metodologia científica no campo das ciências humanas e tecnológicas, enfatizando a importância da reflexão crítica e da pesquisa para o campo do design. Aborda o panorama da pesquisa em design na modernidade e na contemporaneidade, tomando como perspectiva as metodologias aplicadas na área do design, e orienta a discussão e o aprofundamento dos temas advindos dos projetos individuais de pesquisa.


CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE EM DESIGN
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

A disciplina aborda as questões relacionadas aos processos de criação, de inovação e de sustentabilidade no campo do design. Discute mudanças sociais, culturais e econômicas envolvendo o sujeito, o ambiente, os processos e os meios de criação e produção. Enfoca aspectos relativos ao design estratégico, às comunidades criativas, aos serviços colaborativos, à criatividade, à inovação social, como recursos para compreender as noções de projeto no design contemporâneo.


DESIGN, ARTE E SUSTENTABILIDADE
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

Propõe o pensamento reflexivo e crítico acerca do desenvolvimento sustentável, da economia criativa e
da responsabilidade social observados nas modulações contemporâneas do Design em relação ao campo
da Arte.


DESIGN, CORPO E ESPAÇO
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

Trata o corpo na perspectiva do design e observa nas ações individual e coletiva as questões humanas de convivência, ocupação e intervenção no espaço. Aborda os aspectos sensórios e de acessibilidade envolvidos nas ações e produções do sujeito no contemporâneo.


DESIGN E CORPO: ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

A disciplina enfoca as diferentes (de)marcações do design, sobretudo a hipermídia que (re)inscrevem algumas anotações conceituais ao experenciar as noções de corpo e sua condição adaptativa na cultura contemporânea. A partir do encontro design e corpo, observa-se imagem, perfomance e subjetividade, como desdobramentos, passagens, provocações e artifícios pós-(des)construídos pela linguagem, que equaciona uma dinâmica sincrética.
Investiga a biotecnologia, cibercultura, hibridismo, robótica e interface como alguns dos conceitos tratados epistemologicamente no campo do design em diálogo com o corpo contemporâneo analisando as transformações socioculturais como indispensável instrumento de leitura crítica sobre corpo, expandindo seus objetos de estudo e ambientes midiáticos para atingir distintos campos do design, da arte, da comunicação e da cultura que se relacionam enquanto áreas de conhecimento.


DESIGN DE AMBIENTES: TECNOLOGIAS UBÍQUAS
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

Aborda o conceito de ubiqüidade pelas perspectivas do design e da arte, investigando os processos
projetuais e seus elementos formais. Pesquisa projetos no contexto das tecnologias ubíquas com vistas ao mapeamento, monitoramento e processamento de dados. Estuda sistemas computacionais interativos embedados em objetos e espaços, refletindo sobre a interação humano-computador e as relações
socio-culturais.


DESIGN DE MÍDIAS DIGITAIS INTERATIVAS
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

Aborda as questões relacionadas aos elementos projetuais inerentes ao design de mídias digitais interativas, no que concerne aos seus aspectos informacionais, navegacionais, interativos e de interface. Enfoca os conceitos de design presentes nos projetos transmidiáticos, nas redes sociais, na Televisão Digital Interativa (TVDi) e nos dispositivos móveis.


DESIGN, INFORMAÇÃO E AMBIENTES HIPERMIDIÁTICOS
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

A disciplina enfoca a conceituação e os fundamentos da hipermídia clássica e as relações entre multimídia, hipertexto e hipermídia. Discute o design: da informação, de interação e de navegação. Descreve a hipermídia adaptativa. Diferencia Web 1.0 e Web 2.0.


O DESIGN DE MODA: ARTE, CRIAÇÃO E SUBJETIVIDADE
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

A disciplina contextualiza o diálogo travado entre os conceitos e as formas engendradas no Design de Moda e as artes Cinética, Óptica e Pop, investigando as transformações que se processam simultaneamente no campo das formas, dos afetos e dos modos de existir. Ao enfatizar aspectos experimentais, a disciplina investiga os momentos em que o Design de Moda provoca rupturas com os modelos hegemônicos, introduzindo importantes questionamentos éticos e estéticos.


CRIAÇÃO AUDIOVISUAL: DA LETRA À IMAGEM
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

A disciplina analisa a criação, seu processo e etapas, as relações conceituais e tecnológicas no desenvolvimento de projetos e/ou produtos que relacionem as questões verbo-visuais e sonoras em uma abordagem audiovisual.
O estudo do processo criativo gerador de um produto audiovisual em todas as suas etapas refere-se a análise dos rascunhos, das leituras, dos debates, da seleção de materiais, das filmagens, da edição de imagens, textos e sons, da escolha da trilha sonora e outros aspectos realizados pelo(s) autor(es) da obra, além do exame e opção dos meios técnicos e tecnológicos empregados, que permitirão ao final vislumbrar o projeto poético (ou seja, a proposta, objetivo, idéia, desejo, vontade) de seu(s) autor(es).


CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NO DESIGN
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

A disciplina aborda as questões relacionadas aos processos de criação e de inovação no campo do design. As discussões geradas pelas mudanças tecnológicas envolvendo o sujeito, o ambiente, o processo e os meios de produção definem o contexto exploratório de conceitos relacionados à criatividade e às experimentações no design. Enfoca elementos de linguagem e de comunicação como recursos para compreender as noções de projeto e de produto no design contemporâneo.


DESIGN DE MODA E ARTE CONTEMPORÂNEA
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

Contextualiza aspectos teóricos e críticos engendrados nos campos do Design de moda e das Artes. Investiga manifestações que se processam em ambas as áreas no contexto das problemáticas contemporâneas e das transformações da sociedade, apresentando questionamentos éticos e estéticos.


DESIGN DE SISTEMAS AFETIVOS INTERATIVOS
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

Trata dos aspectos relacionados ao reconhecimento do usuário para o design de sistemas e produtos que interajam com este de maneira afetiva e emocional. Propõe o entendimento do corpo humano como fonte de dados e informações relevantes ao design de interfaces interativas. Enfoca conceitos oriundos da inteligência artificial, da computação afetiva, da ubiquiade, dos computadores vestíveis, da comunicação em redes e das biointerfaces.


DESIGN E ARTE NA EDUCAÇãO: LEITURA HISTÓRICA NO CONTEXTO DA CONTEMPORANEIDADE
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

Trata das questões relacionadas ao ensino e aprendizagem em arte e em design na contemporaneidade e estimula o desenvolvimento da pesquisa histórica. Reflete de forma crítica os tópicos de análise referentes ao liberalismo, positivismo, modernismo, neoexpressionismo, pós-modernismo, influências das tecnologias contemporâneas e estudos visuais.


DESIGN E ARTE: PROCESSOS CONTEMPORÂNEOS
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

Aborda as hibridações do design e da arte e as implicações dos aspectos culturais, estéticos e tecnológicos na contemporaneidade. Enfoca os modos de uso e de exposição das materializações de produtos e ações, considerando as fusões e inovações conceituais nas práticas e processos


DESIGN E ARTES VISUAIS: DO MODERNO AO CONTEMPORÂNEO
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

Aborda as transformações estéticas e conceituais do design e das artes visuais nos séculos XX e XXI. Examina os discursos teóricos e críticos mais representativos que conceituam a modernidade e a contemporaneidade. Analisa ainda as inter-relações entre proposições, procedimentos e produções
das duas áreas.


DESIGN E COTIDIANO
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

Estuda o design no âmbito da experiência cotidiana a partir da perspectiva antropológica. Propõe discutir
a problemática dos lugares na contemporaneidade e o papel cultural do designer, estabelecendo uma abordagem teórica e crítica acerca das relações entre indivíduos e grupos sociais. Busca compreender também a produção, o uso e o descarte de artefatos, por meio do estudo da cultura material e de
saberes vernaculares.


DESIGN E ESPACIALIDADES: TECNOLOGIAS MÓVEIS
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

Investiga o contexto das tecnologias móveis para refletir sobre a relação humanocomputador e as especificidades de projetos operados no espaço físico localizado dos usuários. Estuda a mobilidade e os processos de hibridação entre os ambientes físico e digital e suas implicações no cotidiano. Reflete sobre os aspectos teórico-conceituais, formais e estéticos, de dispositivos móveis vestíveis em processos de reconfiguração das relações corpo-espaço.


DESIGN E LINGUAGEM GRÁFICA
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

Estuda os elementos de linguagem, os procedimentos de criação e os aspectos comunicacionais do design gráfico. Aborda a multplicidade de registros em diferentes meios, objetos, suportes e superfícies, bem como as contaminações, os hibridismos e as inter-relações do design gráfico com outras vertentes do design e com as artes visuais.


DESIGN E MEMÓRIA
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

Estuda o design e a sua materialidade promissora de criação de sentidos. Busca compreender a memória como um recurso capaz de revelar a produção de significados no processo de criação do designer. Discute a relação entre criador e obra, pensando os objetos como contadores de histórias que permeiam a existência humana. Possibilita a percepção de valores agregados tanto para a motivação do desejo e da posse quanto para conhecer histórias de uso, função, permanência, desgaste e descarte.


DESIGN E REDES: MEDIAÇÕES TECNOLÓGICAS
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

Estuda projetos de design e os modos de criação e de uso, mediados por linguagens visuais, sonoras, audiovisuais, no contexto das redes distribuídas. Pesquisa sobre os processos projetuais conformados pela interação característica dos ambientes colaborativos e pela convergência entre linguagens. Investiga processos de iteração e visualização de interfaces e objetos computacionais.


DESIGN, FOTOGRAFIA E POÉTICAS VISUAIS
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

Estuda as relações da fotografia e o design enquanto associações de linguagens que se configuram em um processo de hibridismo, tanto no aspecto tecnológico quanto no processo de representação visual. Trabalha a relação da fotografia com a hipermídia, bem como a construção da imagem e sua aplicação como informação, persuasão, expressão e ilusão. Examina processos fotográficos presentes na composição de poéticas visuais, enfocando aspectos da criação e da produção expressiva e projetual.


ESTRATÉGIAS DE CRIAÇÃO EM DESIGN
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

Investiga diferentes abordagens sobre processos de criação a partir de perspectivas históricas, filosóficas, tecnológicas e estéticas. Estimula o pensamento de estratégias criativas aplicadas ao campo do Design, por meio de reflexões em torno dos conceitos de criação, inovação e solução de problemas.


ESTUDOS VISUAIS
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0

Investiga o contexto das tecnologias móveis para refletir sobre a relação humanocomputador e as especificidades de projetos operados no espaço físico localizado dos usuários. Estuda a mobilidade e os processos de hibridação entre os ambientes físico e digital e suas implicações no cotidiano. Reflete sobre os aspectos teórico-conceituais, formais e estéticos, de dispositivos móveis vestíveis em processos de reconfiguração das relações corpo-espaço.


Créditos em atividades do Programa
O aluno deverá cursar duas (2) disciplinas obrigatórias:
(1) Metodologia da Pesquisa em Design
(2) Teoria, História e Crítica do Design ou Design, Arte e Tecnologia
Estas são complementadas com mais três (03) disciplinas optativas que devem ser escolhidas dentro da relação de matérias oferecidas semestralmente pelo programa.
Vale ressaltar que a escolha de disciplinas deve ser efetuada em comum acordo com a coordenação de curso ou com o professor orientador.Ao terminar de cursar as cinco (05) disciplinas, o aluno integraliza 15 créditos – 225 horas em disciplinas. Para as atividades programadas são atribuídos 15 créditos – 225 horas. Para a elaboração da dissertação, 20 créditos – 300 horas. Assim, a carga horária total é de 50 créditos, ou seja, 750 horas de atividades acadêmicas junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Design.

Comments are closed.