2009

DOMITILA MARIA DE CASTRO CAROLINO

Orientador (a): Gisela Belluzzo de Campos

Design gráfico: manifestação dos produtos gráficos no espaço público de São Paulo – Reflexão conceitual

Resumo:
Esta dissertação de mestrado consistiu na realização de uma reflexão conceitual sobre os produtos gráficos presentes nas diversificadas mídias que consubstanciam os sistemas de informação e comunicação visual pertencentes ao campo do Design Gráfico – considerando-se este como meio criativo, metodológico e técnico utilizado no planejamento, na concepção e no tratamento da aparência estético-formal de tais produtos. Contempla a análise da eficácia dos referidos sistemas organizados sob a forma de estudos de casos, e foi fundamentada nos parâmetros de conforto, segurança e facilidade de compreensão das informações – que se encontram situadas em distintos espaços públicos (caracterizados como “outdoor” e “indoor”) – na cidade de São Paulo. A dissertação, para efeito desse resumo, obedeceu ao seguinte esquema: PARTE A: Apresentação – contém as informações conceituais acerca dos objetivos e a colocação das justificativas do trabalho realizado. Introdução – contém as informações, a justificação e o detalhamento conceitual do suporte metodológico utilizado. PARTE B: Desenvolvimento – apresenta o conteúdo do trabalho desmembrado, detalhado e exemplificado conceitualmente. Com a seguinte estrutura: Capítulo 1: definição e conceituação do campo do design gráfico, dos sistemas de comunicação e de informação visual, das interfaces do design gráfico com a publicidade e tipologia das diversas mídias de comunicação gráfica. Capítulo 2: definição, conceituação e colocação dos Estudos de Casos Completos e Estudos de Casos Sucintos. Capítulo 3: apontamentos de manifestações visuais na cidade, intitulado “A Poesia na Cidade de São Paulo”. PARTE C: Conclusão – contém os resultados da reflexão conceitual em termos de sua utilidade enquanto instrumental para orientar, direta ou indiretamente, investigações, pesquisas e projetos relacionados ao campo do Design Gráfico, bem como, comparar produtos gráficos de mesma natureza, eventualmente propor objetivos didáticos pedagógicos e, ainda, enquanto subsídios para o aperfeiçoamento do design de sistemas de produtos e, conseqüentemente, como contribuição para um melhor desenvolvimento
do Design Gráfico no país.

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ELIANA ACAR PEDRO MAHLMEISTER

Orientador (a): Claudia Teixeira Marinho

Design de moda pós-moderno: o jeans como referência

Resumo:
A história da moda nos fornece material para entender como peças rasgadas, desbotadas, puídas, manchadas, amassadas e até mesmo com aspecto de sujas, são deliberadamente construídas para atender a demanda de um mercado crescente. O jeans é, entre todas do nosso guarda roupa, a peça que inaugura e mantém essa nova estética. Através dele serão abordados conceitos de modernidade e pósmodernidade e suas implicações no processo de criação e produção em moda. De que maneira essa peça nasceu e se disseminou pelo mundo. Esse levantamento tambem contempla os avanços tecnológicos aplicados à fabricação da matéria prima, sua confecção e os processos de beneficiamento que lhe conferem o aspecto final. Relaciona como os movimentos sociais e econômicos ao longo da história, se utilizaram do jeans e como ele acompanhou essas modificações, suas implicações e significações na relação: sujeito – objeto – desejo – imagem.

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ELIANA MARIA TANCREDI ZMYSLOWSKI

Orientador (a): Kathia Castilho Cunha

A vitrina como estratégia sedutora dos espaços de consumo

Resumo:
Este estudo tem como objetivo analisar e identificar os aspectos envolvidos na criação, execução e percepção de uma vitrina nos espaços de consumo, mais especificamente na área do Design de Interiores. Verificamos nesses espaços a presença e a atuação de sujeitos que não se comportam apenas como consumidores, mas também, como espectadores, observadores e interagentes. Percebemos que a vitrina acompanha a trajetória da sociedade, reconfigurando-se para melhor adequar-se à sua época. Ela não somente tem o papel de expor produtos, mas também de inter-relacionar o sujeito ao espaço, apropriando-se de elementos de diversas áreas profissionais dentre elas, Arquitetura, Design, Luminotécnica, Tecnologia, tornandose transdisciplinar. Das análises obtidas, verificamos que a vitrina tem como suporte em uma ambientação a composição de elementos visuais e espaciais. Assim investigamos a importância do Design de Vitrinas abrangendo estratégias sedutoras na relação do sujeito, produto e espaço.

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ENGRACIA MARIA LOUREIRO DA COSTA LLABERIA

Orientador (a): Jofre Silva

Design de jóias: desafios contemporâneos

Resumo:
Este estudo trata do Design de Jóias Contemporâneo e os desafios em relação à demanda do mercado de trabalho por profissionais habilitados a desenvolver produtos que sejam resultado de pesquisa do usuário, das tendências de comportamentos e do conhecimento da produção industrial e artesanal. Um profissional de design que atue com procedimentos de projeto e seus processos, através da metodologia de desenvolvimento do produto em suas várias etapas. Dessa forma, procura-se aqui delinear parâmetros para atuação desses profissionais junto a empresas do setor joalheiro e seus segmentos afins, o de folheados e bijuterias industriais, ou mesmo como empreendedores no desenvolvimento de suas próprias coleções, tendo como base a atividade projetual e o conhecimento do conjunto de saberes multidisciplinares do qual o Design faz parte enquanto atividade. Para tanto, buscou-se identificar as diversas áreas de criação joalheira, especialmente no Brasil, comparando eventualmente com o que ocorre em outros países, como forma de entender o processo criativo dos diferentes profissionais e suas práticas, trazendo esclarecimento e orientando também a formação de novos designers. Esta pesquisa vem de encontro a um anseio do setor produtivo joalheiro que tem procurado posicionar seus produtos no mercado internacional, com crescente aceitação em alguns segmentos. No entanto, este setor necessita de uma identidade própria e vê no design seu grande elemento de diferenciação. A presente dissertação apresenta também um roteiro inicial para o desenvolvimento de um projeto de design de jóias, como forma de enfatizá-lo como elemento de distinção do trabalho do designer e destaca o desenho, tanto o artístico quanto o técnico, como principal meio de comunicação entre designer e cliente, propondo um futuro estudo nessa área.

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HEITOR PINHEIRO DE REZENDE

Orientador (a): Vânia Ribas Ulbricht

Um estudo de caso de intranet: sob a perspectiva do design de hipermídia e de interação

Resumo:
A Internet oferece aos usuários o poder de navegação e acesso a informações estruturadas em redes virtuais, possibilitando a troca de dados entre diferentes locais espalhados pelo mundo, o que cria uma conectividade global. Entretanto, existem modelos em que nem todas as informações encontram-se disponíveis ao acesso universal, pois são dados restritos a uma parcela de usuários, de uma determinada rede. Estes sistemas são denominados ‘intranet’ e são, principalmente, utilizados por empresas. Os designs de hipermídia e de interação fornecem ferramentas para a construção de redes de intranet, estabelecidas na criação de projetos. Assim, busca-se, neste trabalho, criar diretrizes para a adequada produção de uma intranet a partir de um referencial teórico embasado nas áreas supracitadas, e atrelando esses conhecimentos ao estudo de caso de um sistema de intranet utilizado por uma Instituição Particular de Ensino Superior (IPES). Como resultado
desta pesquisa, foi possível apontar diretrizes para o desenvolvimento de intranet com vistas a proporcionar facilidade de uso e satisfação ao usuário

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HUMBERTO THIMÓTEO DA CUNHA

Orientador (a): Mauro Alejandro Baptista Y Vedia Sarubbo

O design de produção de filmes de Wes Anderson

Resumo:
Esse projeto pesquisa a relação entre design e cinema, seguindo a linha do design de produção, o estudo da escolha de locações, a disposição de cenários, móveis e objetos. Posteriormente faz uma análise dos filmes do diretor Wes Anderson, buscando a importância dessa atividade no processo de produção dos filmes, analisando elementos de design de produção como objetos cenários e móveis, também elementos de figurino e elementos de pós-produção. A análise buscará mostrar que a importância do design de produção nos filmes de Wes Anderson está além de estabelecer um visual e clima únicos para o filme, mas também ajudar na narrativa do filme, buscando explicar um pouco mais sobre os personagens e o universo no qual habitam. A pesquisa busca também mostrar que os elementos de design de produção não ficam apenas restritos aos filmes, mas também aos produtos relacionados ao filme como pôsteres, e DVDs, ampliando a área de atuação da atividade.

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LUCIANE CHIODI NOGUEIRA

Orientador (a): Vânia Ribas Ulbricht

A web 2.0 e a cultura dos blogs

Resumo:
A web 2.0 favorece a construção do blog de forma democrática e sem custo. O objetivo principal desta pesquisa é verificar como o Design de Hipermídia é utilizado nos blogs corporativos educacionais do país. O estudo foi bibliográfico, com delineamento exploratório, onde se buscou maior familiaridade com o problema de forma a torná-lo explícito. Para a pesquisa bibliográfica, fontes primárias que permitissem a reflexão sobre os pressupostos teóricos aqui tratados foram previamente selecionadas. Em um segundo momento, realizou-se uma análise dos 13 blogs corporativos de Instituições de Ensino do país ativos em 2008. A pesquisa censitária quantitativa dos blogs corporativos educacionais demonstrou que características do Design de Hipermídia se configuram em suas construções. A pesquisa qualitativa, com análise descritiva, evidenciou que todas essas características podem ser utilizadas ao mesmo tempo na construção de blogs.

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MARIANA RACHEL RONCOLETTA

Orientador (a): Rosane Preciosa Sequeira

Calçados sensuais para mulheres excepcionais: uma reflexão sobre design de calçados para mulheres portadoras de restrições físicas

Resumo:
Esta dissertação investiga as necessidades e desejos de mulheres portadoras de restrições físicas ortopédicas com relação ao design de calçados femininos. O design de moda nela comparece, representado pelo design de calçados, e revela-se uma das principais ferramentas que permitem construir imagens, tanto pessoais, quanto sociais, lúdicas e poéticas. Através da realização de entrevistas semi-estruturadas, os sapatos revelaram-se objeto de sedução de nossas entrevistadas. Para elas, sentirem-se sensuais e femininas através do styling pessoal é fundamental para melhorar sua qualidade de vida nos quesitos saúde e bem estar social. Abordamos as funções práticas, estéticas e simbólicas do calçado com o objetivo de apontar as necessidades ergonômicas, relacionando-as ao prazer e conforto. Na perspectiva adotada, realizar um design de calçados socialmente responsável é possibilitar ao indivíduo construir suas diversas imagens sociais.

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MARIO SÉRGIO CANDIDO

Orientador (a): Kathia Castilho Cunha

Bem ditas estampas de camiseta: uma atividade do design

Resumo:
Esta dissertação é o resultado de um estudo que teve como seu objeto a estampa de camiseta, com foco nas que se estabelecem como porta voz de idéias, expressando sentimentos gostos e opniões, por parte de quem as carregam, nas camisetas que vestem. Como objetivo buscou-se a constatação de que a estampa de camiseta porta voz de idéias, se mantem presente, desde seu surgimento dentro do movimento de manifestação contracultural jovem da década de 1960, percorrendo as demais décadas até a atualidade. Para o auxílio desta constatação foram selecionados cinco temas de estampa de camiseta, de participação constante durante toda a trajetória temporal estabelecida, sendo eles: “palavras de ordem”, Che Guevara, Beatles, Rolling Stones e Coca-Cola. Além, de se certificar que a criação de estampas de camiseta faz parte do leque de atividades do profissional
de design, apesar de também produzida por profissionais da área da moda e da arte, desenvolvendo assim uma reflexão sobre o conceito de design, seu caráter interdisciplinar e sua relação com estas demais áreas. Para se alcançar os objetivos estabelecidos, realizou-se uma busca pelo conhecimento necessário, através de uma bibliografia referente, consultas na internet, contato com profissonais e acadêmicos da área de design, moda, arte e visitas a exposições e estabalecimentos de venda de camisetas, além, é claro, da observação de seu público consumidor.

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MARION VELASCO ROLIM

Orientador (a): Claudia Teixeira Marinho

Wearable<#>Home, A Vestimenta como Lugar

Resumo:
Em face às profundas transformações que vem ocorrendo na sociedade, há pelo menos quinze anos, proporcionadas pelo advento dos computadores pessoais, pela popularização da Internet, pelo acesso à computação móvel e a artefatos compactados, bem como outros avanços nas áreas tecnocientíficas e biotecnológicas, as áreas do conhecimento discutem as novas configurações
do mundo e repensam suas atuações. Com isto, a pesquisa identifica o protagonismo do espaço no mundo contemporâneo e faz um passeio transdisciplinar entre Design, design vernacular (observado na rua), Arte, Moda, Arquitetura, Tecnologia e aponta situações, onde corpo e vestimenta se reinventam, criam outros espaços que favorecem a mobilidade e ativam novas formas de coexistir e de habitar.

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MAURÍCIO DUARTE MAZZA

Orientador (a): Mônica Cristina de Moura

O Acting no Design de Animação

Resumo:
Esta pesquisa enfoca o acting, que é a construção da expressão de uma personagem a partir da interpretação da linguagem corporal, dos pensamentos, dos sentimentos e emoções. Portanto, esta pesquisa pretende demonstrar as características, a abrangência e a importância do acting tanto em um projeto específico como no design de animação a partir de abordagens conceituais e técnicas. Para atingir este objetivo serão apresentados estudos desenvolvidos sobre o movimento, a percepção do movimento, os princípios da animação, o acting, análise dos filmes Father and Daughter (Michael Dudock de Wit, Holanda, 2000) e Ratatouille (Brad Bird, EUA, 2007) e as relações estabelecidas entre o campo do design e o da animação.

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ODAIR GASPAR

Orientador (a): Mauro Alejandro Baptista Y Vedia Sarubbo

Design de videogames: A mise-en-scène e o Design de Produção nos videogames

Resumo:
A presente pesquisa procura analisar as relações entre o cinema e o videogame a partir do ponto de vista do design, tanto como forma de pensamento e suporte teórico como das práticas profissionais correntes no mercado atual. Especificamente pretendemos verificar como se dá o projeto e o desenvolvimento do aspecto visual no videogame e que relações existem com a mesma prática no cinema. Ao longo deste trabalho serão apresentados conceitos e práticas do design no cinema e no videogame. A partir dos elementos fornecidos pelo estudo vamos proceder a uma análise de uma obra expoente do status atual da indústria.

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PAULO CÉSAR LONGHUE

Orientador (a): Claudia Teixeira Marinho

O cartaz no metrô de São Paulo: A relação do design gráfico com o transporte público

Resumo:
O design gráfico é uma área do Design ainda muito presente na contemporaneidade apesar das inovações tecnológicas digitais. E justamente em função delas, o design toma cada vez mais corpo e permite novas possibilidades dando vazão a soluções e produtos proporcionalmente criativos e inovadores. Contudo, o cartaz é feito em mídia impressa, ou seja em papel, está fora do sistema binário de veiculação e co-existe com tantos outros ruídos comunicacionais. Deste modo, o presente estudo tem como objeto os cartazes expostos nas estações do metrô da cidade de são Paulo e concentra-se no âmbito das discussões sobre design e os processos de comunicação no espaço urbano. Esta pesquisa tem como questionamento central a preservação do uso de cartazes como meio para divulgação de conteúdos, em uma grande cidade como São Paulo, que conta com dispositivos de comunicação que extrapolam possibilidades, na medida em que estes utilizam design e tecnologia.

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RAFAEL RIBEIRO SEVERINO NUNES

Orientador (a): Kathia Castilho Cunha

Design, emoção e objetologia: estudos contemporâneos sobre as relações de afeto entre o homem e os objetos-produtos

Resumo:
Este trabalho apresenta um estudo sobre a relação de afeto existente entre o Homem e os objetos, tendo como base o estudo da Objetologia, que traz uma aproximação entre as teorias evolucionistas das espécies, desde Lamarck até a Biologia moderna, com a tese co-evolucionista, para compreender a evolução dos objetos. Além isso, procura perceber a presença de aspectos e características emocionais / afetivas como construto simbólico dos objetos, identificando no Homem contemporâneo não apenas sua característica de usuário, mas, sim de consumidor, que transforma os objetos, utensílios ou artefatos em produtos passíveis de serem consumidos com rapidez.

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REGINA MARIA ALVES DIAS

Orientador (a): Anna Mae Tavares Bastos Barbosa

A cenografia nos desfiles de moda

Resumo:
Este estudo tem como objetivo analisar os aspectos envolvidos no pensar e no fazer cenográfico para os desfiles de moda. Adotou-se a metodologia qualitativa. Partindo de uma bibliografia sobre cenografia utilizada no Teatro realizamos entrevistas com alguns cenógrafos que executam projetos para a São Paulo Fashion Week, analisamos estas entrevistas e partimos para um estudo de caso. A cenografia de desfiles de moda se caracteriza pela interdisciplinaridade, pois se apropria de elementos de áreas como a Arquitetura, o Teatro, o Design e as Artes. Dos resultados obtidos, através da análise, elegeu-se dois dos aspectos mais importantes da utilização da cenografia nos desfiles de moda: seu suporte enquanto elemento de composição visual e espacial que tem a finalidade de ambientar; e sua capacidade de ajudar as marcas e os estilistas na transmissão dos conceitos que estes escolheram como temática para suas coleções.

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REGINA SILVA BARBOSA

Orientador (a): Rosane Preciosa Sequeira

O Vestido da Reforma: design e interdisciplinaridade

Resumo:
Nesta dissertação abordamos o projeto de Obra de Arte Total, idealizado pelos artistas-artesãos da Wiener Werkstätte (Oficina de Viena), vinculados à Secessão Vienense, como construção de uma nova materialidade que correspondesse à realidade social, política e tecnológica do início do século
XX. Aprofundamos-nos em um aspecto da Obra de Arte Total, conhecido como Reformkleid (Vestido da Reforma), que representa a resposta da Werkstätte para as transformações que estavam acontecendo naquele momento, na vida das mulheres que começavam a ter uma maior participação social e política. Intentamos, ao final, traçar um paralelo entre a produção em design daquele grupo e sua visão de totalidade do projeto e o trabalho dos designers contemporâneos, cuja habilidade de transitar pelos diferentes campos do Design é cada vez mais incentivada.

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RUI SÉRGIO DIAS ALÃO

Orientador (a): Claudia Teixeira Marinho

Design e emergência: concepção de projeto no design contemporâneo

Resumo:
O presente trabalho investiga uma proposta projetual de design que possa incorporar a dinâmica de fenômenos emergentes. Através da noção de emergência no contexto dos sistemas complexos adaptativos e da noção de metadesign, objetiva pensar um projeto que possa viabilizar o papel do designer como o de um profissional que pensa problemas de caráter sistêmico em nossa sociedade. Desse modo, procura-se apontar para novas possibilidades para a concepção de projeto, bem como sugerir novos tipos de articulação entre designer e sociedade.

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TATIANA AZZI ROIZENBRUCH

Orientador (a): Anna Mae Tavares Bastos Barbosa

O jogo das diferenças: design e arte popular no cenário multicultural brasileiro

Resumo:
Esta pesquisa busca reconhecer e relatar as influências e a inserção da cultura local no design contemporâneo brasileiro. Depois de alguns anos de produções miméticas e sem expressividade, o design no país começa a traçar caminho próprio e busca nas artes populares, uma maneira de fortalecer a produção nacional. Este trabalho mostra como o design brasileiro caminhou em busca de
uma estética mais próxima da cultura múltipla do país. Através do conceito de hibridismo, a pesquisa mostra de que forma as misturas entre diferentes áreas da cultura favorecem tanto o design quanto o artesanato produzido no país. A troca de saberes e o respeito a multiculturalidade são novas características das produções locais. As transformações ocorridas no campo do design brasileiro são reconhecidas através de exemplos como os projetos desenvolvidos pelo Laboratório Piracema de Design e também por outros projetos de designers e artistas que perceberam a riqueza cultural do país e traçam um caminho próprio para o design brasileiro, baseados em referências multiculturais. Contemporaneidade e tradição se encontram e tornam as diferenças, chave para o amadurecimento do design no Brasil.

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