2010

ALVARO DE MELO FILHO

Orientador(a): Márcia Merlo

O design da marca Colcci

Resumo:
Na contemporaneidade, o design da marca se configura em uma complexidade, onde a marca, seus símbolos, valores, imagem, produtos, pontos de venda, comunicação, merchandising e o relacionamento com o cliente estão imbricados em um trabalho com objetivo único: o de proporcionar os significados, funcionais e emocionais, que serão traduzidos por um grupo de pessoas que compartilham o mesmo código. A marca, portanto, fornece mais que a simples identificação de um produto, serviço ou empresa; ela se constitui em significado simbólico para a experiência do indivíduo quanto ao consumo de objetos e sistemas. Nesse sentido, esta dissertação vem propor um estudo que identifique e explore o design de marcas, tendo como suporte de pesquisa a evolução de uma marca nacional. O trabalho pretende analisar como se desenvolve um projeto de design de marcas, em especial a da empresa Colcci. Objetiva-se estudar a procura dessa marca por encontrar um design característico que a propulsione dentro do mercado nacional, que busque estruturar seu trabalho por meio do relacionamento com o consumidor e que caminhe rumo a um reconhecimento internacional. O trabalho adota pesquisa qualitativa, utilizando para as análises da marca o modelo comparativo, com base em levantamento bibliográfico. Dentre os procedimentos técnicos estão o levantamento e análise de livros, dissertações e teses; publicações em revistas e jornais; ilustrações e fotografias; bem como entrevistas com designers, estilistas, gestores de marca, franqueados e consumidores. Todo um processo de reflexão que pretende revelar os rumos que traçaram o design da marca Colcci dentro da contemporaneidade, anunciando os passos em que a empresa está inclinada e que poderá levá-la a trabalhar um re-design, contrariando seu discurso de ser apenas uma moda jeanswear, e não uma grande lançadora de tendências.

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AMANDA THAIS ESCUDEIRO VATRAS

Orientador (a): Kathia Castilho Cunha

Design como estratégia de gestão: a importância do designer de moda para as empresas do vestuário de Cianorte

Resumo:
Esta pesquisa se propõe a estudar o design como uma das possíveis estratégias de gestão. Ao abordar temáticas variadas a respeito da moda e seu sistema, assim como do design atrelado à gestão empresarial, criatividade, empreendedorismo e inovação, dentre outras, tentou-se explicitar a complexidade do design de moda nas suas mais diversas facetas e aplicações. Por fim, a realização da pesquisa de campo com alguns empresários de Cianorte colocada em confronto com uma pesquisa realizada anteriormente com acadêmicos de moda e design (2007) serviu como um termômetro na compreensão de como anda este mercado local, reconhecido como “A Capital do Vestuário” do Sul do país.

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BIANCA REI FREITAS OZIO

Orientador (a): Kathia Castilho Cunha

Design do efêmero: a reconstrução do corpo feminino contemporâneo e sua relação com a beleza e o consumo

Resumo:
O presente trabalho procura identificar de que modo a aparência do corpo feminino contemporâneo se constitui, sua relação com os padrões de beleza disseminados na sociedade de consumo e a possibilidade de redesenhar/projetar este mesmo corpo motivado pela incidência da mídia, em especial a impressa brasileira. A relevância desta pesquisa reside na revisão bibliográfica especializada e na verificação e análise dos textos visuais construídos nas capas da revista feminina Corpo a Corpo, no período de um ano, (de jan. a dez. de 2009), onde se oferece ao olhar do leitor características estéticas do corpo feminino que orientam o gosto, provocam o desejo e servem como exemplo de modelo e padrão de beleza. Os corpos que se apresentam nestas capas, possuem significado na leitura de valores do contemporâneo visto que veiculam e materializam idéias e manipulam o gosto na afirmação de valores expressos na imagem. Este estudo apresenta o corpo feminino contemporâneo, remodelado, modificado de acordo com as tendências efêmeras de beleza, na busca de um design perfeito, característica da contemporaneidade, que se apreende por meio das análises dos corpos significantes que se evidenciam nos textos visuais das referidas capas.

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CLAUDIO DE OLIVEIRA GUSMÃO

Orientador (a): Luisa Angélica Paraguai Donati

Design e tecnologias digitais: Facebook como ambientes potencialmente colaborativos

Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo discutir as possibilidades interativas nos ambientes colaborativos da Web, características das tecnologias digitais, como propostas de reconfiguração da relação entre conteúdo e forma no design. Neste cenário as atividades existentes dependem, em sua maioria, dos interatores e da dinâmica relação entre os membros dessas comunidades; os usuários podem experimentar, customizar, reconfigurar as interfaces gráficas, além de produzir e distribuir todo o tipo de conteúdo. A cultura remix e a dinâmica colaboração da comunidade do software livre apresentam-se como conceitos norteadores da articulação das linguagens digitais. Analisamos ambientes colaborativos com características diversas, bem como o site de redes sociais on-line Facebook, sua estrutura e as possibilidades de integração com aplicativos através dos mashups.

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CLAUDIO YUTAKA SUETU

Orientador (a): Luisa Angélica Paraguai Donati

O design de efeitos especiais no cinema

Resumo:
A presente dissertação apresenta possibilidades de atuação do designer no cinema, por meio do estudo do design de efeitos especiais, como atividade conectada ao design de produção de um filme. Dessa forma, são objetos da pesquisa a conceituação da linguagem cinematográfica, a história dos efeitos especiais, a relação entre arte e design na produção audiovisual, bem como os aspectos de construção e os processos de intervenção da imagem. O método de análise envolve o estudo de caso de três filmes que materializam distintamente o uso do efeito especial como elemento de linguagem: O Livro de Cabeceira (1996), de Peter Greenaway; Rebobine Por Favor (2008), de Michel Gondry e Kill Bill (2003), de Quentin Tarantino. Tais análises identificam também elementos do design presentes nas obras, relacionando-os com o conceito visual do filme. Nosso objetivo é aproximar a área de efeitos especiais no campo do design, classificando-a como atividade criativa e projetual, para além dos atributos exclusivamente técnico-operacionais.

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CRISTIANO LEÃO BURATTO BUZZARELLO

Orientador(a): Gisela Belluzzo de Campos
Co-Orientador(a): Kathia Castilho Cunha

A tipografia na moda: estampas voltadas para o público masculino

Resumo:
Esta pesquisa investiga a presença da estampa tipográfica na moda masculina presente nas camisetas no Brasil. O estudo da moda masculina contemporânea carece de bibliografia, por constituir um tema que só recentemente tem despertado interesse, e é analisado com mais aprofundamento por ciências como a sociologia e a antropologia, em comparação com a moda e o design. Ademais, o registro histórico e documental com abordagem acadêmica tem sido produzido com mais constância na Europa, mais precisamente na França, capaz de representar a realidade em outros países do bloco ocidental, embora não possa refletir sua transformação de forma exata.
A manifestação visual através da moda se mostra para o masculino muito restrita, por isso adotaram-se como objeto de análise as camisetas, identificadas como o veículo mais usado na aplicação de estampas na moda masculina. O presente projeto tem como objetivo geral entender a moda masculina a partir de sua representação em estampas ou padronagens. Busca também pesquisar o comportamento do usuário de moda masculina e seu vínculo com a estamparia, buscando relacionar a tipografia com o seu universo. Nesse quesito, sob o aspecto do design, a representação visual do masculino com foco específico na tipografia será o mote para associações e relações entre a identidade, o homem e a pesquisa de padronagens e estampas. Com olhos postos na moda masculina, no design de superfície e na tipografia, esta pesquisa terá como subsídios para fundamentar suas argumentações um levantamento bibliográfico sobre moda, comportamento, design de superfície e tipografia, além de entrevistas e pesquisas iconográficas. O trabalho segue basicamente a natureza aplicada com abordagem quantitativa. Nos objetivos, será descritivo; nos procedimentos técnicos, será bibliográfico e iconográfico, baseado em dados primários obtidos por meio de entrevistas.

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MÁRCIO SOARES BELTRÃO DE LIMA

Orientador(a): Anna Mae Tavares Bastos Barbosa

O Design entre o audível e o visível de Tom Zé

Resumo:
Este trabalho busca compreender o processo projetual do compositor Tom Zé, a partir de um olhar interdisciplinar, que surge da ideia de hibridismo, característica da Tropicália, estética marcada pelas poéticas plásticas de Hélio Oiticica e pelo movimento hippie, com suas repercussões internacionais. Partindo desse olhar, buscamos apresentar o design das capas de discos de Tom Zé, entendendo que o artista concebe sua obra por meio do que chamamos processo projetual, que envolve desde o momento da criação musical até sua apresentação em shows e happenings, passando pela criação e pelo desenvolvimento de figurinos, cenários e capas de discos. Desse modo, acreditamos que o artista, por meio da aplicação daquilo que ele próprio nomeia “plagicombinação”, seja um autêntico praticante da proposta metodológica triangular, que tem como pilares o ler, o fazer e o contextualizar. A presente pesquisa pretende, assim, analisar a totalidade destes projetos para revelar as características do design, envolvendo o PROJETO TOTAL do compositor, entre o audível e o visível.

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MARCO ANTONIO FERREIRA DE VASCONCELOS

Orientador(a): Gisela Belluzzo de Campos

Acaso e improvisação como dimensões criativas na música e no design

Resumo:
Este projeto tem como propósito relacionar o design gráfico contemporâneo e o jazz, pelo viés da improvisação como referência na incorporação de experimentações e do uso do acaso. Por meio desse enfoque, intentamos refletir sobre fatores presentes no processo de criação no jazz e relacioná-lo à prática projetual no design gráfico. Acreditamos que a estruturação do discurso musical no jazz, baseado na prática do improviso, pode oferecer repertório referencial para produções no design gráfico contemporâneo. Exemplifica essa argumentação, estudos sobre o design, projetos de design gráfico e depoimentos de designers e de músicos.

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MARIENNE CRISTINA SEBRIAN BUSTO VIDUTTO

Orientador (a): Gisela Belluzzo de Campos

Design em revista feminina – um olhar sobre Claudia

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo abordar os processos produtivos do design editorial de uma revista feminina, no que se refere a concepção, planejamento, estruturação do conteúdo editorial e configuração de um projeto gráfico. Para desenvolver essas questões, o objeto de análise foi a revista Claudia, uma das publicações mais tradicionais do mercado editorial (49 anos de existência) e a revista para o público feminino de maior circulação do Brasil (quase 500 mil exemplares mensais). A análise concentra-se em 21 edições de Claudia (janeiro de 2008 a setembro de 2009) do conteúdo editorial e das capas. Inicialmente, apresentamos o conceito de revista, suas características e origens. Na sequência, focamos nas revistas femininas, fazendo apontamentos acerca de seu surgimento no Brasil e no mundo, suas funções e seu papel na sociedade. O capítulo dois traz o conceito de design editorial e os componentes necessários para a elaboração de um projeto gráfico, tanto no aspecto físico e técnico (papel, formato, softwares utilizados, pré-impressão e impressão) como no aspecto visual (imagens, tipografia, grade, diagramação, ritmo e sequenciamento). O capítulo três traz a análise detalhada da revista Claudia, contando também um pouco sobre sua história.

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PATRÍCIA VELOSO DE ABREU

Orientador (a): Kathia Castilho Cunha

Moda e sertão : os corantes naturais do cerrado Mineiro

Resumo:
O presente estudo visa identificar e experimentar alguns tipos de corantes naturais que podem ser encontrados no cerrado do norte e nordeste de Minas Gerais, tendo como base de pesquisa e recorte a obra Sagarana, de João Guimarães Rosa, onde foi possível identificar vegetações do cerrado mineiro como também elencar as vegetações “inventadas” pelo autor, que permitiram, então, o exercício criativo no desenvolvimento de corantes das plantas encontradas no cerrado mineiro. Essa investigação assim possibilita um estudo do processo criativo envolvendo o desenvolvimento metodológico que caracteriza e permite refletir parte do que ocorre no processo de criação na moda e no desenvolvimento de corantes naturais para uma cartela de cores do cerrado mineiro.

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SANDRA DE CÁSSIA FRANCHINI

Orientador (a): 
Kathia Castilho Cunha

A Moda como Influenciadora de Hábitos e Desejos de Consumo em Adolescentes que Cumprem Medidas Socioeducativas

Resumo:
O presente trabalho objetiva a realização de uma pesquisa de campo sobre a influência que a moda e o consumo exercem no adolescente que cumpre medidas socieducativas. Na atual sociedade, a valorização do consumo de bens, principalmente nos quesitos de vestuário e acessórios, representam muito mais do que uma lógica de consumo funcional para atender às necessidades do indivíduo para o seu bem-estar. Os objetivos da moda passaram a representar a identidade cultural do sujeito já que lhe asseguram um vínculo na sociedade onde esta se insere. Para atingir o objetivo da crescente venda de produtos, a publicidade exerce um papel primordial. Profissionais especializados buscam estratégias para convencer o consumidor de que o produto oferecido é essencial para sua vida, que ele agrega valores além da funcionalidade e objetividade específica e ainda acrescenta o apelo subjetivo e emotivo quanto para a satisfação pessoal. As propagandas se apresentam impregnadas de valores simbólicos com o intuito de atingirem um público-alvo que, no caso desta pesquisa, é o adolescente. Por estar em processo de formação, tanto física como moral, o mesmo fica mais suscetível aos apelos publicitários porque para a sua auto-afirmação, ele sente que precisa estar inserido em um grupo com identificação de estilo, principalmente visual. Considerando as desigualdades sociais e, ao mesmo tempo, as novas possibilidades de aproximação das pessoas na sociedade contemporânea, o risco do adolescente extrapolar limites de valores morais para realizar o desejo de ter um “objeto” de consumo está bem presente nos dias de hoje. Essa possibilidade é sentida quando a mesma mídia que estimula o consumo mostra também o número de adolescentes envolvidos em delitos para adquirir seu “sonho” de consumo.

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SIDINEY TEIXEIRA CARDOSO

Orientador (a): Jofre Silva

O design gráfico e a fotografia no cartaz comercial

Resumo:
Essa pesquisa busca ampliar a compreensão da presença da fotografia no design gráfico, por meio
de projetos de cartazes comerciais. Para isso, analisa peças desenvolvidas pelo designer Claudio Ferlauto, para o Eldorado Plaza, nos anos de 1980. A discussão possibilita entender o alcance da imagem visual e sua relação com o texto. O espaço gráfico oferece meios para conhecer a dinâmica entre diferentes elementos de composição e tratamento cromático, consolidando o cartaz como um veículo de comunicação direta ao público. Por último, procura apresentar aspectos do processo de interpretação da imagem fotográfica, indicando a construção de sentidos no contexto dos trabalhos selecionados para estudo. Os resultados obtidos aqui asseguram a necessidade de continuar investigando o papel da fotografia no design.

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VALÉRIA GOMES DENELLE VENTURELLI

Orientador(a): Kathia Castilho Cunha

Perspectivas aos “Novos Designers de Moda” no mercado de trabalho

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo investigar os jovens que escolhem o curso de Negócios da Moda (com o foco em criação) na Universidade Anhembi Morumbi que conseguem trabalhar nessa área quando se formam e como é este processo. Sabemos que isto engloba entender de que forma a produção criativa desse novo designer de moda é assimilada pelo mercado de trabalho. Uma primeira entrevista foi realizada com o intuito de identificar o grupo de 33 alunos que optaram pelo curso de Negócios da Moda na Universidade Anhembi Morumbi e que se formaram em 2007, período matutino, turma MA8. Ela nos apresentou o resultado de que 5 alunos destes 33 estão trabalhando na área pretendida desde sua formação, enquanto os outros 28 nos deram respostas pelas quais percebemos um distanciamento da área de criação. Em seguida, realizamos uma segunda entrevista com os cinco jovens designers de moda ligados diretamente à criação, percorrendo de forma mais detalhada seus relatos. Conseguimos, assim, uma base para a nossa dissertação. Apontamos a atuação destes jovens aprendizes no mercado, pontuando, juntamente com autores selecionados para nossa fundamentação teórica, a identidade do profissional de moda contemporâneo.

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