2011

ANNELISE NANI DA FONSECA

Orientador(a): Anna Mae Tavares Bastos Barbosa

Interteias: processo criador e leituras culturais no ensino da moda

Resumo:
A presente pesquisa investiga as possibilidades para o estímulo ao processo criativo no design de moda, por meio da conscientização proporcionada por leituras culturais e análises de imagens alicerçadas nos preceitos da abordagem triangular que considera o campo teórico e prático observando o fazer, a leitura e a crítica contextualizados. Objetiva-se buscar uma compreensão do funcionamento do campo da moda no que tange ao âmbito social, educacional, psicológico, comunicativo e mercadológico a fim de se elaborar aulas que fomentem capacidades criadoras.

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ARY SCAPIN JÚNIOR

Orientador(a): Cristiane Ferreira Mesquita

O design cênico do circo: um olhar para o processo projetual

Resumo:
Em um espetáculo circense, os projetos de cenografia, coreografia, trilhas sonora, vestuário, iluminação e demais áreas das artes cênicas confi guram-se como um conjunto de atividades distintas entre si, desenvolvidas sob a responsabilidade de profi ssionais que possuem estilos e características particulares de criação de seus trabalhos, porém imbuídos de demandas criativas, cujo objetivo é transportar para o picadeiro a trama previamente elaborada, por meio de uma linguagem integrada, coerente e significativa. Esta pesquisa tem a visualidade cênica de um espetáculo circense como mote para analise das interfaces entre design e artes cênicas e se propõe a abordar temas tangenciais desses dois universos, que se aproximam em processos projetuais e criativos. Para melhor entendimento de articulações possíveis entre o campo do design e o universo das artes cênicas circenses, investigamos ambos os campos a partir de abordagens teóricas. Além disso, analisamos processos projetuais e criativos de espetáculos de duas companhias circenses – Cirque du Soleil e Circo Roda O contexto da pesquisa nos remete à pluralidade desses campos de atuação e às diversas correspondências entre as técnicas projetuais e as artes cênicas, como elos que promovem diálogos e ações integradas que compõem um ato projetual.

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CLARISSA SOUZA PALOMEQUÉ URBANO

Orientador(a): Anna Mae Tavares Bastos Barbosa

Diálogos entre ecologia, arte e design

Resumo:
Esta pesquisa visa promover a educação ambiental e a conscientização acerca da necessidade de melhorar a interação entre o homem e o meio ambiente, através da investigação de estratégias educativas, por meio de leitura de imagens do cotidiano, de campo dos sentidos e de objetos de Design e de Arte, e através da leitura destas imagens, levantar questões, discutir, e orientar sobre problemas ambientais que fazem parte do cotidiano, contextualizando as mesmas e buscando valorizar a cultura e os hábitos locais, e principalmente possibilitar ao educando pensar e refletir sobre o ambiente ao seu redor, formando cidadãos aptos a interagir com o mundo de forma crítica e consciente.

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CLÉLIA REGINA VICARI CREPALDI

Orientador(a): Jofre Silva

O design e a fotografia de moda na proposta editorial da revista Key

Resumo:
Esta pesquisa busca compreender os editoriais de moda em veículos conceituais do gênero, por meio de ensaios fotográficos. Para isso, toma como referência a revista Key, uma das poucas representantes no Brasil com este perfil, publicada pela jornalista Erika Palomino, no período de 2006 a 2008. A reflexão apresenta aspectos do design contemporâneo, principalmente o gráfico, bem como analisa as características de revistas de moda, observando o campo teórico da fotografia e
o seu contexto cultural. No sentido de facilitar o entendimento do assunto, este estudo recupera ainda algumas experiências sobre a origem e o desenvolvimento da fotografia de moda conceitual. Por fim, a proposta e as características da revista Key orientam a discussão da natureza dos editoriais de moda embutidos em seus ensaios fotográficos.

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ELAINE CAMARENA SOARES

Orientador(a): Jofre Silva

Design de corpos: uma análise na comunicação entre designers de moda e modelistas

Resumo:
Esta pesquisa se propõe a estudar o desenho de moda e suas relações com o corpo humano de acordo com as questões do design, como uma das possíveis soluções na comunicação entre designers de moda e modelistas em uma confecção. Apresenta o uso de corpos 3D como suporte ao desenho técnico de moda, para que as coleções sejam criadas de acordo com a proporção humana e que possam servir ao projeto de coleção confeccionado distante das equipes de criação. Ao final, apresenta um projeto experimental realizado por uma modelista e pela pesquisadora a partir da técnica de moulage, para avaliar o uso da tecnologia tridimensional como uma das formas de comunicação entre equipes.

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FABÍOLA MARIALVA MARQUES

Orientador(a): Anna Mae Tavares Bastos Barbosa

Design em diálogo no espaço universitário: a memória do Edifício Theatro Casa do Ator, o Prédio de Vidro

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo traçar a trajetória da concepção e uso do Prédio de Vidro, a Unidade 6 da Universidade Anhembi Morumbi, situado na Rua Casa do Ator, nº 275, do Campus Vila Olímpia. A Universidade Anhembi Morumbi nasce em 1971 a partir da iniciativa de um pequeno grupo de engenheiros e arquitetos do estado de São Paulo locados no Departamento de Obras Públicas liderados por Gabriel Mário Rodrigues, onde iniciam suas atividades em uma única edificação no Bairro do Morumbi abrigando o curso de Turismo com quatro turmas de 90 alunos. Em 1978, transfere-se para o Bairro da Vila Olímpia, expandindo-se posteriormente para os Bairros do Brás, Centro, Brooklin e Bela Vista, totalizando cinco Campi. Atualmente, 40 anos após sua fundação, transformou-se em uma universidade com aproximadamente 32.000 alunos distribuídos em quinze edificações, oferecendo 104 cursos entre graduação, pós-graduação, graduação tecnológica e graduação executiva. A partir de 2005, passa a integrar a Rede Internacional de Universidades Laureate presente em 28 países. Diante de tal contexto, esta pesquisa propõe resgatar, através de documentos e testemunhos, a história do primeiro edifício da Instituição concebido para ser um espaço universitário, contrariando as adaptações em espaços fabris já existentes no tecido urbano, que fazia até 2001. É uma tentativa de resgatar uma parte da Memória da Universidade Anhembi Morumbi contada a partir de sua arquitetura, bem como identificar aspectos interpretativos deste espaço acadêmico, decodificar sua obra, entender seu design estabelecido e identificar elementos que possibilitem o significado de sua forma.

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GUSTAVO ALEXANDRE REIS

Orientador(a): Jofre Silva

O design e a fotografia no fotoálbum de casamento

Resumo:
O tradicional álbum de fotografias cede espaço hoje em dia ao fotoálbum produzido digitalmente, por meio do computador. Nesse tipo de projeto, as páginas do álbum podem conter mais de uma foto¬grafia, normalmente acompanhada de elementos gráficos como filetes e fusões. Este trabalho tem como objetivo investigar as relações entre a fotografia e o design gráfico, tomando o fotoálbum como objeto de pesquisa. Foram observados dez fotoálbuns, produzidos por quatro estúdios presentes na cidade de São Paulo. Foram investigadas as duas dimensões contidas no fotoálbum, vindas do design e da fotografia. Na observação da dimensão gráfica, fez-se uma relação dos efeitos gráficos incorporados nos álbuns. Na observação da dimensão fotográfica, foram listados os temas registrados e contidos nos álbuns, o que possibilitou a percepção de um roteiro narrativo para o registro do casamento.

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KENNY ZUKOWSKI MARQUES

Orientador(a): Luisa Angélica Paraguai Donati

Linguagem visual e cultura de consumo no design de embalagem

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo abordar o design de embalagem, atentando-se para a construção de sua linguagem visual, no que se refere a concepção e estruturação da comunicação da embalagem. Para desenvolver essas questões, o objeto de análise foram as embalagens dos biscoitos Piraquê, além de algumas outras embalagens de alimentos. Inicialmente apresentamos as etapas do projeto de embalagens e o desenvolvimento histórico de sua linguagem. Em seguida focamos na relação entre a imagem da embalagem como síntese da relação entre seu conteúdo e container, abordando tanto sua aparência como sua estrutura enquanto interface com o usuário. No segundo capítulo trazemos a conceituação dos elementos visuais que constituem a linguagem visual da embalagem – forma, cor e tipografia – elementos que constroem sensoriamente e visualmente as embalagens. No capítulo três é apresentado o design na cultura de consumo e reflete-se sobre o papel do designer como um mediador na relação entre o consumidor e o mercado, nos aspectos sócio-culturais do design.

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LAERTE LUCAS VENTURA

Orientador(a): Marcus Vinícius Fainer Bastos

Tendências do design gráfico: linguagem visual e o sistema gráfico digital

Resumo:
Nessa pesquisa observaremos e analisaremos, o papel do design, em relação aos atuais sistemas digitais. Qual a relação entre, design, arte e tecnologia, que através de suas histórias relacionadas, encontram o meio para reformulação de idéias e soluções visuais, ultrapassando os limites anteriormente impostos pelas próprias épocas. Manteremos em foco, como principal intermediário desse processo, a linguagem visual que aplicada em suas questões formais, torna-se o agente de ligação entre a arte e a tecnologia, para diferentes resultados no âmbito do design gráfico.

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LUISA PIRES MOREIRA BESSA

Orientado(a): Cristiane Ferreira Mesquita

A empregada doméstica e o design de moda: referências e aspectos do consumo de moda

Resumo:
Esta dissertação tem o objetivo de analisar a relação das classes populares com a moda. Dessa forma, optou-se por pesquisar o grupo das empregadas domésticas, procurando conhecer quais são as suas referências de moda, assim como alguns aspectos desse consumo. O trabalho compõe-se da construção de um referencial teórico e da aplicação de uma pesquisa de campo para articular as considerações levantadas e, assim, desenvolver a temática proposta.

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LUIZ EDUARDO SAMPAIO VIANNA

Orientador(a): Rachel Zuanon Dias

O design de som no cinema: projeto, processo e produção

Resumo:
Esta dissertação tem o objetivo de estudar e discutir o design de som a partir da relação som e imagem que ocorre no cinema, por entender este ultimo como um sistema que constrói o encontro entre os elementos visuais e sonoros em uma perspectiva projetual. O estudo proposto pela pesquisa envolve a análise do processo de configuração e processamento do som, através da manipulação de
suas variáveis, e sua aplicação a imagem no cinema. Para tanto, o estudo desta construção ocorre baseado na análise do papel do som na história cinematográfica e de que forma os avanços tecnológicos e as concepções estéticas envolvidas na relação som-imagem se sucederam através do design de som. O ato projetual de design é estudado sob o aspecto da construção sonora envolvida na realização de uma solução de design de som que promove a interferência na percepção da imagem e da sequência fílmica, interferindo na sua sua interpretação. Para dar suporte ao estudo no qual a configuração dos sons altera a percepção da imagem, são decupadas duas sequencias cinematográficas, onde o foco da análise é o design de som.

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MARIA LUIZA ALMEIDA FARIAS

Orientador(a): Márcia Merlo

O design de uma geração: jovem e moda na Revista Claudia nos anos 1960/1970

Resumo:
Este trabalho busca analisar a influência da juventude dos anos 1960 na criação e disseminação de novas tendências comportamentais e compreender os processos através dos quais seus ideários foram apropriados, promovidos e difundidos por meio de uma imagem de moda construída pela revista Claudia. Durante o período estudado, o mundo pós-guerra passava por uma expansão do capitalismo, crescimento do comércio de roupas prontas e ampliação dos meios de comunicação de massa. Tal contexto contribuiu para a nova configuração do processo de criação e disseminação da moda, como a afirmação do prêt-à-porter. Pela primeira vez os jovens protagonizavam mudanças de forma irremediável e se tornaram o novo padrão a ser seguido, inclusive na moda. E a mídia revela grande importância, na medida em que confirmava esse modo jovem de olhar o mundo, bem como divulgava uma moda que refletia os anseios dessa juventude. Por essa razão, foram escolhidas três edições da época, da revista feminina Claudia, que, em tiragens mensais, retratava esses novos tempos, de certa forma legitimando-os e trazendo representações dessa juventude, inclusive na moda, além de divulgar e discutir os novos horizontes da mulher, popularizando os ideais femininos. A imagem de moda criada pela revista elaborava-se, enfim, a partir de um padrão – jovem e moderno – capturado das ruas, mas redesenhado de tal modo, que viria a ser ilusório, irreal, um padrão de beleza e de juventude que não existe, mas foi fabricado cuidadosamente, por exemplo, na figura de jovens modelos minuciosamente preparadas para parecerem naturais.

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MARIA LUIZA VELOSO MARIANO

Orientador(a): Kathia Castilho Cunha

Da construção à desconstrução: a modelagem como recurso criativo no design de moda

Resumo:
O design de moda contemporâneo fundamenta-se numa série de etapas, dentre elas está a modelagem. Processo que determina a transformação dos materiais planos em formas tridimensionais adaptáveis ao corpo humano, a modelagem do vestuário está no cerne do design de moda pela importante contribuição para a configuração de seus produtos, por determinar a reprodutibilidade do vestuário, mas principalmente por ser uma ferramenta capaz de potencializar o processo criativo. Portanto, a presente pesquisa busca investigar a adequação dos tecidos ao corpo humano levando em consideração as características de ambos, os métodos e técnicas compreendidos pela modelagem para atingir tal fim, o desenvolvimento tecnológico implícito na história da indumentária e, por fim, busca exemplificar a teoria com a análise detalhada de peças de estilistas e designers que fundamentaram suas obras na construção diferenciada do traje. Com isso, a pesquisa visa contribuir para teorizar uma prática antiga e fundamental para o desenvolvimento de novas formas vestíveis, mas que na maioria das vezes fica ofuscada pelo brilho da moda.

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MAURÍCIO PRADELLA

Orientador(a): Rachel Zuanon Dias

Design de interação: aplicação de interfaces intangíveis em simulações para o aprendizado a distância

Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo discutir a viabilidade do uso de interfaces intangíveis em cursos on-line disponibilizados em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), utilizando a simulação como meio de promover uma maior imersão no conteúdo por parte dos usuários. O design de interação será abordado no sentido de subsidiar a utilização de interfaces intangíveis, como uma alternativa aos cursos on-line tradicionalmente oferecidos pela internet, promovendo uma maior usabilidade ao interator e tornando sua experiência de aprendizagem mais agradável, motivadora e intuitiva. Para isso, será apresentada uma proposta projetual que consiste em um redesign do objeto de aprendizagem (OA) presente na disciplina “História da Arte”, disponível no AVA da Universidade Anhembi Morumbi para os alunos da graduação dos cursos da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda.

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MILA DE ALMEIDA PACHECO RABELLO

Orientador(a): Cristiane Ferreira Mesquita

Design de moda e arte conceitual: princípios de criação e dialogos possiveis

Resumo:
Este estudo aborda a criacao do designer de moda, Martin Margiela, em dialogo com os princípios de criacao da arte conceitual. A partir da analise da produção do artista Marcel Duchamp e do designer de moda Martin Margiela, buscamos identificar princípios de criacao em ambos os trabalhos que revelam questionamentos e problematizacoes, tanto no aspecto da linguagem, quanto no que diz respeito aos materiais e aos suportes. Procuramos identificar e ressaltar a criacao em design de moda quando esta se revela como uma pratica que investiga conceitos e linguagens. Nesse sentido, Enfocamos o trabalho de Martin Margiela, criador que problematiza os padrões de funcionamento do próprio campo do design de moda, assim como do contexto contemporaneo.

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RONAIBI DE SOUZA

Orientador(a): Rachel Zuanon Dias

Ambiente virtual de aprendizagem em design de interiores (AVA-DI)

Resumo:
Tendo em vista que esta dissertação busca identificar e refletir sobre as formas de inserção de recursos tecnológicos no desenvolvimento projetual e no ensino de projeto em design de interiores e arquitetura torna-se necessário, em primeira instância, compreender a evolução da metodologia do ensino de projeto nessas áreas. Assim, será apresentada uma fundamentação teórica sobre a Projetação Arquitetônica, descrevendo os principais conceitos sobre o assunto, a evolução dos meios de representação e a discussão sobre o método tradicional de projetação. O uso do computador, através de programas específicos, permite um novo método de criação em Design e Arquitetura, atribuindo novos significados ao projeto. A fim de realizar uma reflexão ampliando a discussão sobre este tema, busca-se estabelecer relações entre o desenho tradicional, feito à mão, e o desenho produzido com o auxílio do computador, bem como a contribuição da computação gráfica no ensino de projeto, indicando possíveis mudanças e caminhos a serem seguidos e a contribuição dos avanços tecnológicos para a concepção do projeto tanto no desenvolvimento quanto no ensino, sendo descritos alguns trabalhos desenvolvidos na área buscando analisar o processo do projeto para que seja possível compreendê-lo. Assim, este trabalho apresenta um estudo referente aos AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) e outro específico sobre o AVA-DI (Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Design de Interiores), tendo em vista que esta dissertação tem o objetivo de desenvolver o ambiente virtual de aprendizagem (AVA), para o ensino/aprendizagem de Design de Interiores, dando suporte presencial e à distância ao ensino de projeto de design e arquitetônico.

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SIMONE PEREIRA DE ASSIS

Orientador(a): Gisela Belluzzo de Campos

Práticas criativas no design gráfico contemporâneo

Resumo:
Esta dissertação discute as dinâmicas do processo de criação em design, sobretudo do ponto de vista da autoria. Trata e pondera a autoria, a partir de conceitos já levantados por pesquisadores e designers, utilizamos também, depoimentos acerca de métodos de trabalho e autoria de profi ssionais atuantes no mercado. O percurso criativo em design envolve escolhas de procedimentos metodológicos e processos de comunicação que ocorrem em “diálogos” e trocas entre o designer e seu trabalho. Neste contexto o desenvolvimento de trabalhos autorais tem infl uência direta na elaboração de metodologias próprias de trabalho. A criatividade também é considerada aqui como um fator importante para o desenvolvimento do fenômeno autoral. O objetivo desta pesquisa é desvendar
alguns desses processos e mostrar a importância da autoria para o desenvolvimento e o aprimoramento de metodologias de trabalho e criatividade.

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TAÍSA VIEIRA SENA

Orientador(a): Kathia Castilho Cunha

A construção da identidade masculina contemporânea por meio da roupa íntima

Resumo:
Entendemos a moda como um dos modos de construção social que constitui subjetividades pelas relações de aparência, edificando identificações feitas a partir do olhar do outro, cujas representações dependem dos sistemas culturais nos quais se inserem. Neste contexto, a presente pesquisa investigou a construção da identidade masculina contemporânea a partir dos textos sincréticos das publicidades de roupa íntima para homens. A análise das publicidades foi fundamentada na metodologia de analise da imagem de Martine Joly e no arcabouço teórico e metodológico da semiótica discursiva proposta por Algirdas Julien Greimas e seus colaboradores, destacando a sociossemiótica de Eric Landowski e os estudos de Ana Cláudia de Oliveira e Kathia Castilho em torno do discurso da moda e da construção identitaria dos sujeitos. O corpus da pesquisa abrangeu publicidades de underwear masculino das marcas Jockey e Calvin Klein, dos anos de 1960 a 2010. A seleção e recorte desse corpus se deu a partir da exploração das variantes e das invariantes que marcam a modificação da representação dos corpos masculinos nestes anúncios. Identificamos o inicio da transformação destas representações na década de 1960, com a introdução dos discursos de diversão e jovialidade, que foram acrescidos de uma apresentação mais evidenciada do corpo masculino menos vestido, nos anos de 1970, chegando à exposição do corpo como objeto de desejo da década de 1980 e que foi cada vez mais exacerbada nos dias atuais. Observamos que nos anos 1990 as publicidades divulgam e incentivaram a sexualidade dos jovens, já nos anos 2000 as celebridades, principalmente dos esportes, tornam-se o destaque nos anúncios de underwear masculino e por fim em 2010 vemos a divulgação destes anúncios em diferentes mídias, com intuito de abranger um maior público possível. A pesquisa buscou identificar como se deu a construção do efeito de sentidos, a partir dos regimes de visibilidade dos corpos, nestes anúncios e de que forma eles contribuiram para a edificação dos modelos identitarios masculinos que culminaram nas chamadas “novas” masculinidades.

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THAIZA CALDEIRA MARTINS

Orientador(a): Gisela Belluzzo de Campos

Design gráfico na moda: produto e comunicação. Uma análise sobre a coleção “Tudo é risco de giz” de Ronaldo Fraga

Resumo:
Esta pesquisa tem como propósito abordar a participação do design gráfico na moda, contribuindo com o desenvolvimento de produto e a comunicação da marca. Para a realização desse enfoque, analisamos as inserções gráficas no produto e os materiais gráficos desenvolvidos para as campanhas de comunicação da marca. Analisamos com especial enfoque o trabalho realizado pelo estilista Ronaldo Fraga em sua coleção “Tudo é risco de giz” para o outono/inverno 2009.

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WILSON ESAÚ

Orientador(a): Kathia Castilho Cunha

Design, uma área editorial de interesse. O segmento de design no mercado editorial brasileiro

Resumo:
A publicação de livros de Design no país é ainda recente e dispomos de pouquíssimos dados acerca
de sua situação de mercado. Essas publicações figuram muitas vezes, na verdade, como apêndice dos catálogos das grandes editoras, que tratam o segmento como subsegmento de áreas mais amplas, como Artes ou Arquitetura e Urbanismo. Em contrapartida, é notável o crescimento das vagas de cursos de nível superior e de pós-graduação, bem como a ampliação do número de instituições de ensino que oferecem cursos nessa área, uma vez que cresceu, também, a abrangência de áreas de atuação do designer no mercado de trabalho. Nosso estudo busca identificar se existe realmente aumento do interesse na edição de livros nessa área e qual seria uma possível demanda desse nicho do mercado consumidor de livros no Brasil, levando-se em consideração, também, a chegada do livro digital ao país. Entendemos, na verdade, que o nicho das publicações de Design aqui vem sendo insuficientemente explorado, se considerarmos a crescente demanda acadêmica por publicações que reflitam e estruturem o pensamento do Design no Brasil e no mundo. Dai decorre que as pequenas e médias editoras ou, mesmo, as grandes editoras e as universitárias deveriam buscar conhecer um pouco melhor o interesse do leitor especializado – mas também do leigo – pela publicação de estudos ou pesquisas sobre o tema, revendo suas prioridades nos próximos anos e atendendo a esse mercado crescente, inclusive em constante diálogo com o professor dos cursos de Design, que, além de formador de opinião, é um canal de divulgação das obras de qualidade na área.

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