2013

ANDREA PEREIRA GOMES DE SOUZA

Orientador(a): Gisela Belluzzo de Campos

O design dos catálogos de exposições de arte em São Paulo entre 1912 e 1950

Resumo:
A pesquisa consiste no levantamento e análise dos catálogos de exposições de arte ocorridas na cidade de São Paulo entre 1912 e 1950. O objetivo é resgatar esses catálogos com pouco registro histórico e reapresentá-los como objetos do design gráfico. Há uma grande carência bibliográfica quanto à história do design brasileiro. Assim, consideramos importante contribuir com uma pesquisa que objetiva preencher determinada lacuna temporal histórica e, ao mesmo tempo, favorecer o reconhecimento da linguagem do design no passado. Delimitamse como área de investigação os catálogos de exposições artísticas paulistanas do período citado acima, tendo como base de análise o processo de identificação das estruturas visuais destas publicações, a partir dos elementos gráficos presentes nestas peças gráficas, tais como imagens, tipografias, fios e brasões.

Arquivo PDF 


JAQUELINE GREICE PEREZ NOGUEIRA

Orientador(a): Agda Regina de Carvalho

Uma análise do design de Issey Miyake sob o viés da modelagem

Resumo:
Esta pesquisa se propõe discutir a relevância da modelagem no design de moda, onde, através do conhecimento e domínio da técnica, além da experimentação dos processos construtivos, elaboram-se peças com estruturas inovadoras, permitindo o uso por distintos e diferentes corpos, e abrindo possibilidades de utilização da roupa nas várias espacialidades, numa vivência de constante transformação. Para tanto, vale analisar algumas criações de Issey Miyake. Pela experimentação e peculiaridade da modelagem nas criações deste designer, cujo trabalho é reconhecido desde os anos 70, criam-se soluções construtivas inovadoras. É fato que, em ritmo acelerado, aquela década impôs grandes e profundas transformações – novos comportamentos e atitudes reformularam os conceitos e propósitos do design. E essa revolução conceitual refletiu-se nos trabalhos do designer japonês Miyake. Os projetos contemporâneos selecionados para esta análise: Pleats Please, A-POC e 132 5 ISSEY MIYAKE – expressam as modelagens que propõem ao corpo e à roupa trabalharem e ocuparem o espaço como lugar de experimentação.

Arquivo PDF 


LILIA TEREZA DINIZ NUNES

Orientador(a): Márcia Merlo

Design e cultura: um olhar sobre o artesanato de Capim Dourado

Resumo:
Nos últimos anos, têm se popularizado iniciativas que visam à inclusão social por meio de práticas criativas. Com olhos postos no desenvolvimento socioeconômico, manutenção e autonomia de comunidades artesãs, essas iniciativas têm incorporado o design, visando inserir conceitos na produção artesanal e proporcionar melhor aceitação dos produtos desses grupos pelo mercado. Mais do que o cunho estético, o intuito é apresentá-lo como ferramenta utilizada em parceria com outras áreas. Nesse sentido, a Constituição Federal de 1988 ampliou o entendimento de bens culturais, incluindo a representação manual no patrimônio brasileiro, tornando-a passível de preservação. Contudo, essas interações não parecem propor um retorno simplista ao fazer artesanal, e sim uma inversão do olhar balizada pelo respeito e a criatividade. No presente estudo, também se procurou entender as relações entre artesanato e cultura material, posicionando o artesanato como parte dela e como produto cultural diferenciado. Um breve estudo sobre as principais ações de design em comunidades no Brasil estabeleceu análise crítica e comparativa, baseada em estudo de caso acerca da comunidade da Mumbuca, estado do Tocantins – comunidade remanescente quilombola com heranças indígenas, conhecida pelo artesanato com capim dourado. A pesquisa é exploratória e descritiva, por métodos qualitativos e balizados pela antropologia, através da observação participante. A área da Mumbuca foi incluída no recém-formado parque estadual do Jalapão, e seus esforços por sobrevivência, emancipação e manutenção das tradições foram contempladas no estudo de caso, buscando compreender a dinâmica social e cultural da comunidade e o significado da inserção de conceitos de design em sua produção artesanal tradicional. Foi possível perceber que mais que uma prática laborativa, o artesanato produzido pela Mumbuca é dotado de valores simbólicos, como afirmação de identidade e preservação de heranças. A comunidade apresentou acessibilidade ao design, embora com queixas recorrentes quanto à falta de diálogo entre a comunidade e os órgãos responsáveis pelas tais oficinas de design. Por intermédio da pesquisa de campo foi possível perceber e compreender a importância dos artesãos como mentes criativas e sujeitos atuantes nos processos interativos que vêm sendo desenvolvidos na comunidade à que pertencem.

Arquivo PDF 


MAGDA CRISTINA SOUZA MARTINS

Orientador(a): Rachel Zuanon Dias

Reflexões acerca do design de interface de aplicativos para a TVDi (TV Digital Interativa): a hibridização das linguagens audiovisual e digital interativa

Resumo:
A TV Digital Interativa (TVDi) permite com que aplicativos digitais interativos sejam enviados simultaneamente aos programas televisivos transmitidos pelas emissoras. Esta condição aponta para a possibilidade de hibridização de dois meios com linguagens distintas: audiovisual e digital interativo. Contudo, o cenário atual da produção para a TVDi apresenta uma desarticulação entre as linguagens envolvidas neste processo, tendo em vista que o design dos aplicativos mimetiza padrões adotados para o design de web, ao mesmo tempo em que os programas para a TV continuam sendo produzidos dentro dos padrões para a televisão nãointerativa. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa consiste em realizar uma reflexão sobre o cenário atual do design de interfaces dos aplicativos de TVDi, a fim de identificar como a integração de recursos digitais interativos tem impactado na composição da imagem do vídeo televisivo.

Arquivo PDF


MARCELO FALCO DE DEUS

Orientador(a): Rachel Zuanon Dias

Design de interface de aplicativos t-commerce: transações comerciais na televisão digital interativa

Resumo:
A televisão digital interativa (TVDi) apresenta-se em estágio embrionário no que se refere ao design das suas interfaces, principalmente nas transações comerciais (t-commerce). Essa pesquisa tem como objetivo discutir o atual contexto das interfaces gráficas nos aplicativos t-commerce para TVDi, com vistas a propor um caminho projetual para o design de interface neste contexto. Como subsídio, foram analisados o design de interface nos produtos audiovisuais relacionados aos modelos de negócio adotados na televisão analógica – baseados em anúncios nos intervalos comerciais, nos canais de venda e nos merchandisings; e na televisão digital interativa, baseados em aplicativos interativos sobrepostos ao vídeo do programa televisivo. Adicionalmente, foram identificados elementos e princípios do design de interface e da Gestalt nestas aplicações, bem como a mimese existente entre as atuais interfaces gráficas de transação comercial t-commerce (TV) e e-commerce (Web). A partir destas análises, a referida proposta projetual aponta a convergência entre as mídias TV e dispositivo móvel portátil (tablet), alinhada aos princípios do design abordados, como potencial solução para o design de interfaces t-commerce, de modo a contemplar a integração entre os elementos das linguagens audiovisual e digital interativa.

Arquivo PDF 


ROBERTO CARLOS SORIMA

Orientador(a): Gisela Belluzzo de Campos

O design de Gringo cardia no espetáculo “Tatyana” de Deborah Colker

Resumo:
Esta dissertação analisa os elementos gráfico-visuais do cenário criado por Gringo Cardia para o espetáculo “Tatyana”, de Deborah Colker, como forma de exemplificar a importância do design múltiplo de Cardia. O espetáculo foi concebido em 2010 e estrou em 2011, no teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. Como metodologia, foram feitas revisão bibliográfica e pesquisa de campo, as quais permitiram abordar de forma minuciosa o trabalho do designer na Companhia de Dança e compreender esse cenário, como resultado do design em contexto interdisciplinar, com ênfase na linguagem visual e um amplo processo criativo compartilhado.

Arquivo PDF


YANAÍ MENDES VICENTE

Orientador(a): Anna Mae Tavares Bastos Barbosa

Caminhos do design de moda: rumo a uma sobrevivência sustentável

Resumo:
Nos últimos cinquenta anos, o homem causou transformações no ecossistema de maneira mais rápida e intensa do que em qualquer outro intervalo de tempo em toda a humanidade. O campo do design, no período que sucedeu a 2ª. Guerra Mundial, contribuiu em demasia com o desequilíbrio sustentável, ao aumentar a oferta de bens de consumo a preços cada vez menores. Ao mesmo tempo,o designer, nos dias atuais, é visto como indivíduo capaz de desempenhar um papel importante na busca pelo desenvolvimento sustentável, já que seu campo propõe que, ao criar seus produtos, o designer preocupe-se não só com as questões estéticas e funcionais desse produto, mas também olhe ao seu redor e promova possibilidades de mudanças socioambientais à comunidade que irá recebê-lo. Esta dissertação aborda o processo do surgimento do ensino em design no Brasil, aponta momentos relevantes desse processo, revisita metodologias de ensino, práticas pedagógicas e observa mudanças ocorridas nas escolas tradicionais no período delimitado (IAC-ESDI), bem como relata o surgimento dos cursos de moda e seu reconhecimento no campo do design. Em seguida, transita sobre as demandas do século XXI no que tange às questões sustentáveis ambientais e sociais. Em um segundo momento, questiona o papel do consumidor no processo de desenvolvimento sustentável e, por fim, pensa o campo do design de moda dentro desse contexto global que busca a sustentabilidade. A presente pesquisa pretende, portanto, observar o ensino do design no Brasil desde seu surgimento (1950) até a análise do curso de Design de Moda da Universidade Anhembi Morumbi (no período de 2006 a 2012) e, com isso, tecer contribuições e propor questionamentos sobre o modo como a responsabilidade sustentável está ligada à formação do designer.

Arquivo PDF


CARLOS AUGUSTO GOTTSFRITZ FERNANDES

Orientador(a): Mirtes Cristina Marins de Oliveira

Uma análise visual da sequência “Married Life” na animação Up – Altas Aventuras de uma perspectiva do Design digital

Resumo:
A análise visual da sequência “Married Life” na animação Up – Altas Aventuras é o objeto de estudo desta pesquisa, que busca examinar com uma perspectiva fílmica, aliando forma e conteúdo, a complementariedade entre os múltiplos elementos visuais utilizados na concepção destas cenas. Durante a pesquisa, a abordagem escolhida para a análise foi a interpretação da composição, bem como suas interconexões. Também foi realizada uma decupagem com 90 fotogramas, ilustrando os principais momentos da história e permitindo uma comparação entre os elos complementares e os fluxos sistemáticos. Temas como computação gráfica e o papel da Pixar na animação também são assuntos desta discussão.

Arquivo PDF


CÉLIA AUXILIADORA FERNANDES

Orientador(a): Luisa Angélica Paraguai Donati

Prototipagem e modelagem no design de tecnologias vestíveis

Resumo:
Esta pesquisa discute a intersecção das tecnologias vestíveis no campo da moda e analisa como a implementação desses sistemas físico-digitais e microeletrônicos – popularizados pelas plataformas open source de prototipagem – tem permitido a designers desenvolver projetos interativos no design de moda.

Arquivo PDF


CLAUDIA REGINA MARTINS

Orientador(a): Luisa Angélica Paraguai Donati

Metadesign no Design de Moda: Projetando localidades em redes

Resumo:
Investiga-se neste trabalho a abordagem de Metadesign em Design de Moda, considerando como objeto de estudo as ações projetuais dos designers Ronaldo Fraga, Walter Rodrigues, Jum Nakao e o percurso histórico da cooperativa de artesãs Coopa-Roca. São apontados direcionamentos e estratégias de design, evidenciando as inter-relações de fluxos de matéria e informação com vista a proporcionar percepção de valor em redes distribuídas organizacionais e de comunidades locais. Contextualiza-se, assim, o termo Metadesign como ferramenta de formalização de projetos colaborativos na criação de produto-serviço em Design de Moda.

Arquivo PDF


PAULA RODRIGUES CORREIA

Orientador(a): Agda Regina de Carvalho

Design de moda e arte na imagem do corpo feminino: Man Ray e Ivonne Thein

Resumo:
O estudo busca investigar as relações entre o design de moda e a arte pela leitura das vinculações estabelecidas entre a imagem do corpo feminino e os elementos da moda e da arte. Para tanto, a moda traz, entre outros elementos, a roupa, os acessórios, a maquiagem e as atitudes do corpo atreladas ao vestir. A arte, por seu lado, encontra-se presente nas composições, nas elaborações do cenário, nos enquadramentos e nas experimentações técnicas. Em meio aos padrões estéticos indicados e divulgados pela mídia e pela moda, a imagem apresenta a articulação entre esses corpos e o ambiente histórico cultural. Nesta aproximação entre o design de moda e a arte, estabelecida por meio da imagem fotográfica analógica e digital, os corpos são reconfigurados em sua silhueta e aparência, gerando outra condição de representação do corpo feminino.

Arquivo PDF


RAQUEL CARVALHO MAIA

Orientador(a): Agda Regina de Carvalho

Imagens tropicais no design de estamparia têxtil da moda praia no Brasil: uma articulação com o Mito Fundador

Resumo:
Esta pesquisa tem por objetivo estudar a presença de imagens tropicais – desenhos e representações da fauna e flora – no design da estamparia têxtil usada por marcas de grande representatividade na indústria da moda praia no Brasil. Observando as coleções apresentadas no São Paulo Fashion Week e no Fashion Rio, o recorte enfoca a marca Água de Coco, coleções primavera-verão 2005 e 2011, e a marca Blue Man, coleções primavera-verão 2006 e 2012. O texto destaca as técnicas e elementos compositivos das estampas selecionadas, e aponta a articulação dessas coleções e estampas com o Mito Fundador – um discurso de valorização da natureza construído a partir das narrativas do período colonial brasileiro.

Arquivo PDF


URSULA ELKE REICHENBACH

Orientador(a): Rachel Zuanon Dias

Interatividade na TVDi: modelo hipotético e design

Resumo:
A TV passa por um processo de transição do analógico para o digital. Como determina a norma do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, esta TV pressupõe interatividade. A presente pesquisa tem por objetivo investigar teoricamente premissas a um Modelo de Interatividade para a TV Digital (TVD). Para tanto, por meio de levantamento bibliográfico e estudo de caso, é analisado o entendimento de interatividade (cap. 01:00:00); são avaliadas as camadas narrativa e reativa do modelo de interatividade da TVDi (cap. 02:00:00); examinadas as instâncias narrativa e reativa do modelo de interatividade das narrativas interativas (cap. 03:00:00). E, por último, no capítulo 04:00:00, é formulado um modelo hipotético de Interatividade para a TVDi. São observadas suas instâncias narrativa e interativa. Ainda, é apresentado o Metadesign como metodologia projetual para a interação.

Arquivo PDF


Comments are closed.