2017

ANDREA PENNINO GRACIANO

Orientador (a):  Gilberto dos Santos Prado

Personalizando com algoritmos: Projetos de design para criação de peças únicas

Resumo:
O objetivo desta pesquisa é investigar as possibilidades da utilização de algoritmos em projetos de design, dando origem a peças únicas ou personalizadas. Destacando as implicações do uso dessa ferramenta sobre o processo de criação, uma vez que o designer, para tirar proveito das potencialidades dos códigos de programação, passa a projetar observando conceitos como: repetição, módulos, parâmetros.
Explora-se a aplicação do metadesign como estratégia de concepção do projeto, transferindo o foco do produto para o seu processo de criação. Neste caso, o designer elabora um algoritmo (programa) que, virtualmente, já contempla todos os resultados possíveis para o produto final. A geração de peças distintas porém semelhantes entre si se dá por meio da manipulação dos parâmetros de entrada desse código e/ou da inclusão de variáveis randômicas em sua estrutura.
Como estudo de caso, são analisados cinco projetos: Written Images (peça única), Square (edição limitada), Dot One (personalização), Crafted Technology (coleção exclusiva) e Orbi (tipografia parametrizada), que ilustram os conceitos apresentados no percorrer do trabalho.


CAROLINE CARVALHO BARBOSA

Orientador (a):  Mirtes Cristina Marins de Oliveira

Design expositivo: modernismo italiano revisitado no museu de arte de São Paulo “Assis Chateaubriand”

Resumo:
O retorno de exposições no Museu de Arte de São Paulo “Assis Chateaubriand” – MASP a partir do ano de 2015 é uma revisão do programa museológico com vias a delinear as próximas ações maspianas. O design expositivo italiano, delineado a partir da influência de El Lissitisky e da produção no âmbito das vanguardas europeias, teve no Brasil o MASP como espaço para sua expressão através, principalmente, da atuação de Lina Bo Bardi. A partir desse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo pontuar aspectos do design expositivo italiano, sob influência das premissas da arquitetura e da arte modernas italianas.
A exposição Arte na moda: coleção MASP Rhodia (2015-2016) apresenta 79 peças do vestuário que foram doadas pela Rhodia para o acervo do MASP no ano de 1972, sendo essa mostra, através da análise de seus dispositivos expositivos o objeto desta pesquisa.
Aqui se fez uso das técnicas bibliográfica e documental, detendo-se esta última da análise de documentos, textos, desenhos e imagens relacionadas à exposição Arte na moda: coleção MASP Rhodia, realizada no Centro de documentação do MASP. A exposição apresenta um display distinto daqueles que marcaram a produção italiana no campo do design expositivo.

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GUILHERME TADEU DE GODOY

Orientador (a): Mirtes Cristina Marins de Oliveira

Design gráfico e resistência: análise dos cartazes do Movimento Feminino pela Anistia no período da ditadura

Resumo:
Esta dissertação realiza uma análise dos cartazes do movimento feminino pela anistia no período da ditadura, mais especificamente os produzidos entre os anos de 1975 e 1979 e distribuídos entre os acervos do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas (IFCH-Unicamp), do Centro de Documentação e Informação Científica Professor Casemiro dos Reis Filho da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (CEDIC), do Centro de Documentação e Memória da Universidade do Estado de São Paulo (CEDEM) e da Fundação Perseu Abramo, do Partido dos Trabalhadores.
São descritas as experiências de visitação e acesso a estes arquivos, assim como os quantitativos temáticos do suporte cartaz localizados durante a pesquisa, elencando os elementos estruturais e as limitações encontradas, além de esclarecer o caminho que foi traçado até a seleção final de apenas dois cartazes: Movimento Feminino pela Anistia e Saia da sombra/ diga conosco/ liberdade, ambos de 1975 e sem autoria conhecida.
A análise busca entender os mecanismos de produção visual – o design e os elementos visuais articulados – de cada um dos cartazes, assim como também a cadeia histórico-cultural que as artes visuais brasileiras experimentaram nesse período, investigando, principalmente, as relações que transcendem o próprio cartaz.

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HERNAN DANIEL SCANAVINO

Orientador (a): Gisela Belluzzo de Campos

A informação no design gráfico de embalagem: Perspectiva de aplicação da infografia e da visualização de dados

Resumo:
Esta dissertação investiga a perspectiva de uso da infografia e visualização de dados como novas alternativas para a disposição de informações no design gráfico de embalagem, com o objetivo de demonstrar que estes recursos podem influenciar e facilitar as escolhas do consumidor no momento da compra. A proposta de explorar esta temática surgiu a partir da observação de que a área do verso das embalagens, especialmente na categoria de alimentos e bebidas, costuma apresentar um design de baixa qualidade, indicando que as informações ficam em segundo plano nas considerações de projeto (Calver, 2009). Como escopo teórico, foram levantadas as principais definições e conceitos de design de informação e sua relação com o design de embalagem. Fundamentado em autores como Flusser (2013), Barthes (2004) e Lévy (2004), também se abordou a questão da linearidade.
Igualmente, foram pesquisados os princípios da infografia e visualização de dados e relacionados com embalagens que fazem uso destas representações para comunicar informações do produto. Considerou-se a perspectiva do usuário, por meio de questionário com o comparativo de rótulos de um mesmo produto, sendo um deles elaborado com o recurso da infografia, e os demais com informações do produto apresentadas principalmente em blocos de textos. Somado a isso, foram realizadas entrevistas com especialistas, incluindo profissionais de agências de design de embalagem. De um modo geral, foi possível verificar que a face frontal é privilegiada nas considerações de um projeto de design gráfico de embalagem, enquanto o verso recebe uma dedicação menor, bem como que os recursos de infografia e visualização de dados, aplicados ao design gráfico de embalagem, podem influenciar a tomada de decisão de consumidores.


MARCIO RODRIGUEZ TAÚ

Orientador (a):  Sérgio Nesteriuk Gallo

Design em movimento: elementos da linguagem gráfica nos créditos de abertura de filmes

Resumo:
Essa dissertação investiga o uso de elementos gráficos no cinema, com o objetivo de entender como o design pode colaborar para a construção da mensagem audiovisual e identificar as potencialidades que o movimento pode acrescentar às composições gráficas em créditos de aberturas de filmes. O projeto partiu da constatação de que cada vez mais os designers gráficos tem a necessidade de incorporar o tempo e o movimento em seus projetos multiplataformas, o que suscita, por sua vez, diversas reflexões de ordem teórica e prática. Assim sendo, dentro do escopo teórico delimitado, foram abordados assuntos referentes à imagem em movimento, princípios da animação, design gráfico digital, motion graphics e o design gráfico no cinema e em créditos de abertura de filmes, por meio de autores como Arlindo Machado (1997, 2005 e 2010), Gilles Deleuze (1985 e 1990), Paul Wells (1998 e 2008), Donis Dondis (2007), Ellen Lupton (2013 e 2015), Matt Woolman (2004), Lev Manovich (2005, 2006, 2007, 2008 e 2012) e Gemma Soloma e Antonio Boneu (2007), entre outros. Por fim, é apresentado, como estudo de caso, uma breve contextualização seguida das análises dos créditos de abertura dos filmes: “Até que a sorte nos separe 2” (2013, direção: Roberto Santucci) e “Meu passado me condena: o filme” (2013, direção: Julia Rezende). A proposta de escolher esses filmes foi a de propiciar um olhar sobre a produção contemporânea do design gráfico audiovisual brasileiro, além de possibilitar um estudo sobre créditos de abertura de filmes nacionais – não identificado na literatura da área consultada nesta pesquisa.

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MARCUS VINICIUS PEREIRA

Orientador (a):  Cristiane Ferreira Mesquita

Design de Moda e Arquitetura: efemeridade entre corpos e espaços

Resumo:
O presente trabalho expõe uma investigação acerca de modificações na percepção de tempo e de espaço na sociedade contemporânea, possíveis de serem identificados nos campos do Design de Moda e da Arquitetura. Para tanto, são contextualizadas algumas mudanças que marcaram a virada do século XIX com a Revolução Industrial e que modificaram os modos de vida e a produção de subjetividades. A efemeridade emerge como conceito marcante no século XX, a partir da consolidação de aspectos como a aceleração e o deslocamento. Com base nesta perspectiva, são apresentadas a coleção de moda Afterwords, criada por Hussein Chalayan e a obra arquitetônica Blur Building, proposta pelo estúdio Diller Scofidio. Por fim, do trabalho Design for Difference, desenvolvido pela designer de moda Angela Luna, deriva-se uma breve discussão dos vestíveis como produção de territórios de existência, colaborando para a ampliação dos diálogos entre os campos do Design de Moda e da Arquitetura.

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NIVIA BARBOZA FERREIRA

Orientador (a):  Dr. Sérgio Nesteriuk

Design de emergência em games

Resumo:
Jogos são ambientes propícios ao surgimento de novos padrões de comportamento (emergência). Faz-se necessário compreender a natureza dessas mudanças observando-se as demandas e seu potencial modificador nesse processo. Para embasar esta trajetória foram apresentados conceitos de emergência desde as ciências clássicas até estudos contemporâneos que tangenciam o metadesign e o design de jogos. Esta dissertação tem o objetivo de investigar o fenômeno da emergência nos jogos digitais, abordando a utilização de recursos projetuais que possam aumentar a interatividade e potencializar esse processo. A pesquisa envolve revisão bibliográfica, articulação dos conceitos de sistemas complexos adaptativos (SCA), incidência de emergência no design de games e a análise de três objetos selecionados: Tibia, PokemonGo e The Sims. Destacam-se as perspectivas de uso de metadesign e inteligência artificial como recursos propulsores de novos comportamentos. Discute-se a relação contexto, fenômeno e ferramenta como: sistemas complexos adaptativos, emergência e inteligência artificial. Conclui-se que o uso de metodologias que incorporam metadesign e o jogador como codesigner são mais adequadas para lidar com o caráter emergente dos jogos. Além disso, o uso de inteligências artificiais amplia as possibilidades de interação no jogo, multiplicando a quantidade de agentes ativos no sistema.

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PATRICIA MARCUCCI KULAIF

Orientador (a): Agda Regina de Carvalho

A forma na paisagem: a observação dos projetos Praça das Artes (SP, 2012) e Museu do Amanhã (RJ, 2015)

Resumo:
Esta dissertação observa a paisagem urbana em sua forma, na medida em que ela pode interferir na percepção e vivência dos habitantes das cidades contemporâneas. Foram selecionados dois projetos: o Edifício Praça da Artes, em São Paulo, com parte de sua construção finalizada em 2012, e o Museu do Amanhã, situado no Rio de Janeiro, concluído em 2015. Ambos se localizam em áreas de Operação Urbana determinadas pela Prefeitura, e foram construídos após os anos 2000, com a proposta de atender necessidades da população e revitalizar regiões centrais. Para estudá-las, foram feitas pesquisas de campo, entrevistas informais, e reflexões sobre temas abordados por autores como Lynch, Peixoto, Zonno e Gehl quanto à dinâmica da cidade e o desenvolvimento da paisagem. Discutiram-se a forma criada e suas reações, além de observações acerca de seu design à luz de Flusser, Denis e Ching, a abordagem da percepção em Merleau-Ponty e Bachelard, e o espaço em Massey e Krauss. Torna-se então, possível compreender como se comportam tais estruturas arquitetônicas e indivíduos em seu entorno, interagindo com a visualidade criada e formando uma “cidade viva”, em certa medida.

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RICARDO JOSE BARBOSA OLIMPIO

Orientador (a): Gisela Belluzzo de Campos

O remix das imagens gráficas digitais no design gráfico contemporâneo

Resumo:
Esta pesquisa busca aprofundar os conhecimentos relacionados às ações de remix aplicadas às imagens gráficas digitais em pro¬jetos de design gráfico contemporâneo. Entende-se por remix o uso e os acúmulos de camadas de diferentes procedências, analógicas e digitais, via ações resultantes de colagens, de em¬préstimos, de apropriações ou citações, utilizadas a favor de uma nova concepção imagética em níveis de simulações que de¬safiam a imaginação do seu agente. Objetiva-se aqui investigar alguns processos de criação e sua relevância quanto aos resul¬tados promovidos pela hibridação e remisturas de fragmentos gráficos em construção de novas imagens digitais, e para es¬sas análises foram escolhidos alguns cartazes com linguagens peculiares em suas configurações visuais. O conceito de remix no campo do design gráfico e suas linguagens foi elaborado a partir da contribuição de autores como Bruno Munari, Donis A. Dondis e Rudolf Arnhein que nos trazem abordagens sobre os elementos da linguagem e percepção visual; Eduardo Navas, Lawrence Lessig e Kirby Ferguson colaboram com conceitos de remix; Levi Manovich com pesquisas relacionadas às estéticas da remixabilidade; Lucia Santaella e Jacques Aumont com es¬tudos sobre a imagem cognitiva; Philip Meggs e Rafael Cardoso que contribuem com levantamentos sobre a história do design gráfico; e Rick Poynor que nos traz conceitos do design gráfico pós-moderno, dentre outros que reforçam o escopo teórico no decorrer da investigação. Conceitos e referências também são trazidos do universo da música, da colagem analógica, da lin¬guagem por meio das estéticas tecnológicas, e abordados em algumas produções do design gráfico, em especial na terceira e última parte, composta por um estudo de caso sobre o projeto do designer brasileiro Rico Lins na configuração visual da peça de divulgação da exposição “Brasil em Cartaz”, evento ocorrido na França em 2005. Em suma, conclui-se que o remix é uma im¬portante ação compositiva que potencializa o processo criativo e a imaginação.

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RICARDO LIMA DE MELLO

Orientador (a): Gilberto dos Santos Prado

O CO-DESIGN na e-democracia: uma proposta defomento de leis de iniciativa popular

Resumo:
O objetivo deste trabalho é investigar como a aplicação do co-design, ou design colaborativo, pode incentivar os cidadãos brasileiros a se envolverem com a democracia de forma mais direta e participativa através da criação de leis de iniciativa popular, ferramenta essa pouco aproveitada, embora prevista na Constituição Federal de 1988.
Algumas iniciativas governamentais e não governamentais em países da América Latina e Europa têm promovido o aumento da participação civil legislativa pela internet, mas nota-se que é preciso mais do que ferramentas digitais para a efetividade da e-democracia no país.
O comportamento das novas gerações aponta uma nova postura do cidadão que está cada vez mais deixando de apenas consumir de leis para ser um cocriador das soluções de seus problemas com o uso da internet e ambientes virtuais colaborativos da Web 2.0.
Foram analisadas as características de comunidades virtuais, como Wikipédia, Mozillians e os “Global Champs” do Waze, a fim de entender como seus conceitos e boas práticas podem ser interpretados e aplicados na criação de comunidades participativas e inovadoras no âmbito legislativo.

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VITOR DE CASTRO FERNANDES

Orientador (a):  Gilberto dos Santos Prado

A sinalização externa de fachadas no atual contexto urbano da cidade de São Paulo: Projeto de design das farmácias Drogasil e Raia

Resumo:
Esta pesquisa propõe uma investigação exploratória do comportamento das marcas no contexto urbano da cidade de São Paulo. Para tanto pretende-se, inicialmente, compreender a configuração dos elementos que compõem um sistema de identidade visual por meio de uma observação histórica das origens das marcas e seu desenvolvimento até os dias atuais. Por se tratar de uma abordagem relacionada à capital paulista, serão estudados o contexto urbano e sua percepção ambiental, considerando as mudanças ocorridas na paisagem paulistana devido ao crescimento acelerado da metrópole nas últimas décadas. Neste sentido, torna-se oportuno levantar as restrições impostas pela Lei Cidade Limpa vigente no município há uma década. Por fim, para ilustrar a relação da sinalização das marcas na cidade, será realizado um estudo de caso das fachadas das lojas da rede de farmácias Raia/Drogasil, líder do setor farmacêutico no país e que abrange grande fluxo de clientes de diversos perfis socioeconômicos. Tal estudo busca compreender os recursos estéticos utilizados nos elementos que circundam os projetos de comunicação visual de suas fachadas, considerando as restrições impostas pela Lei.

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