Anna Mae Tavares Bastos Barbosa

O ENSINO DA ARTE NO BRASIL DE 1948 A 1996: MODERNISMO INSTITUCIONAL E PÓS-MODERNISMO

Linha de pesquisa: TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DO DESIGN

Docente Responsável: ANNA MAE TAVARES BASTOS BARBOSA

Início: 2017

Descrição:

A pesquisa investiga o Pós-Modernismo como reação de libertação após a Ditadura Militar e construção de um conceito de arte como cognição e crítica. Verifica o papel da mídia como facilitadora da solidificação do modelo modernista de ensino da Arte e do Desenho, e o comparar a situação atual. Levanta dados para a compreensão do processo de consolidação do Modernismo e do Pós-Modernismo na Arte/Educação no Brasil. Analisa o processo de transformação do Ensino da Arte e do Desenho através dos objetivos propostos nos programas de ensino, assim como as mudanças das estratégias de ensino para operacionalizar tais objetivos. Questiona a influência de ideias políticas, filosóficas, estéticas e psicopedagógicas sobre a formulação destes objetivos.

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

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