Encontro DAT – Design, Art and Technology

O Encontro DAT – Design, Art and Technology – do Programa de Pós-Graduação em Design toda Universidade Anhembi Morumbi (UAM), tem por meta reunir pensadores de universidades nacionais e internacionais com foco específico nos setores culturais e tecnológicos criativos que desenvolvam pesquisas, projetos, ideias, inovação e atividades empreendedoras. Explora o potencial de diluir as fronteiras entre design, arte e tecnologia com referência específica para discutir a criatividade em design e tecnologia – examinando como a tecnologia digital é abordada pelos artistas e designers.

Mais informações

Link Symposium

A pesquisa conduzida pela prática permite aos profissionais de arte e design abordagens para descobrir, aplicar e comunicar conhecimentos originais que tenham implicações diretas em sua prática. Desde a década de 1980, o surgimento da pesquisa de doutorado conduzida pela prática abriu a porta para esses profissionais desenvolverem abordagens metodológicas distintas para a maneira como navegam pelo conhecimento em ação.

O objetivo deste evento interdisciplinar é aumentar a consciência sobre abordagens orientadas para a prática em Arte e Design e estimular profissionais e educadores a compreender as possibilidades das metodologias de pesquisa. Os apresentadores demonstrarão o potencial da pesquisa quando a prática é um componente integrado do estudo e se constitui como uma forma de investigação para contextualizar sua prática a partir de uma série de procedimentos e estruturas metodológicas.

O primeiro Simpósio LINK internacional sobre pesquisa orientada para a prática em design foi realizado no Campus Sul da Auckland University of Technology (AUT). Foi uma oportunidade de reunir uma comunidade em um diálogo sobre métodos e metodologias relacionados à pesquisa orientada para a prática em Design. O evento inclui apresentações de uma variedade de abordagens metodológicas e epistemologias dentro do Design e Artes Visuais – design gráfico e de jogos, epistemologias indígenas e pós-fotografia, apresentadas por professores, palestrantes e pesquisadores emergentes.

A segunda edição do LINK Practice-oriented Symposium foi inicialmente planejada para acontecer em São Paulo, Brasil, em junho de 2020. Como ficar conectado é fundamental e devido às limitações de viajar durante a epidemia de Covid-19, a conferência oferecerá ambos a opção online para a comunidade internacional e também será realizada no campus da Auckland University of Technology em South Auckland, Aoteaora Nova Zelândia.

Convidamos a comunidade de design e pesquisadores a se juntarem a nós e se inspirarem nas experiências compartilhadas pelas possibilidades da pesquisa orientada para a prática e pela cultura da prática no estúdio de design.

Link: Symposium

Colóquio RETINA Internacional

O RETINA.International Research Group foi fundado em 2000 por François Soulages (Universidade Paris 8 – Saint Denis) e é sob sua direção que este grupo implementa a pesquisa estética e teórica sobre imagens novas e antigas. Já o Colóquio Retina.Internacional aqui no Brasil, é um evento distribuído em rede, compreendendo diferentes Instituições de Ensino Superior.

Mais informações.

Seminário de Pesquisadores em Design

A proposta de criação dos Seminário de Pesquisadores em Design da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), a partir da segunda metade de 2006,  buscou cumprir o princípio da indissociabilidade e equivalência entre as práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Além de oferecer reconhecidas atividades de Ensino, a UAM, com essa proposta liderada pelo PPG Design, deu visibilidade ao fomento de investigações institucionais e, principalmente, protagonizou e proporcionou práticas de Extensão oferecendo a possibilidade aos alunos, docentes, egressos e demais interessados, de interlocução com pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais.

Gratuitos e abertos à participação pública, os Seminários difundem, desde sua instauração, os resultados de investigações no campo da cultura e da pesquisa tecnológica e científica. Seu alcance proporciona e promove a disseminação desses resultados e têm garantido, ao longo de mais de uma década, a consolidação da relação entre comunidade e universidade ao receber nesses eventos, pesquisadores de outras instituições, assim como interessados pertencentes aos circuitos comerciais, culturais, sociais e artísticos. Dessa forma, enfatizou uma de suas principais características: a de possibilitar trocas, intensas e contínuas, de conhecimentos no âmbito do Design em suas variadas dimensões e práticas contemporâneas.

As atividades dos Seminários de Pesquisadores em Design da UAM, visam a formação de pesquisadores e demais profissionais na área do Design, com competências e habilidades necessárias segundo os documentos de área, mas também com visão crítica da sociedade e da produção e difusão de conhecimento. Essa relação entre a instituição e a comunidade, além de favorecer sua visibilidade, vai ao encontro dos objetivos do PPG Design, funcionando como um mecanismo de interação entre discentes, docentes, egressos, pesquisadores e demais profissionais. Assim, contribui qualitativamente com a formação e atuação dessa comunidade, promovendo ações de impacto econômico, social e cultural.

Link: Seminários de Design