Grupos de Pesquisa

GRUPOS CADASTRADOS NO DIRETÓRIO DE GRUPOS DE PESQUISA DO CNPq E VINCULADOS AO CENTRO DE PESQUISA EM DESIGN

 


DESIGN, ARTE E EDUCAÇÃO

Líder: Dra. Anna Mae Tavares Bastos Barbosa

O grupo integra o Centro de Pesquisa em Design da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). É focado na história do ensino/aprendizagem da Arte, do Design e das Culturas Visuais. O objetivo é a descoberta, discussão e interpretação dos modos pelos quais se ensina e se aprende em diversos tempos – na escola e ambientes não-formais, autodidaticamente ou em comunidade – a Arte e suas variáveis, o Design e seus compromissos com o cotidiano, a moda e sua versatilidade e a publicidade e sua dependência em relação à criatividade.

 


DESIGN E CORPO: ABORDAGENS PROJETUAIS NA ARTE E MODA

Líder: Dra. Agda Regina de Carvalho

O grupo integra o Centro de Pesquisa em Design da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Investiga as linguagens e as intersecções entre o design e o corpo, a partir do estudo dos processos de criação, dos projetos e dos discursos oriundos da articulação arte e moda. Estuda as reverberações poéticas e as hibridações dos seus procedimentos, objetos e abordagens. Propõe reflexões sobre os aspectos estéticos, culturais e tecnológicos, que estão imbricados nos acontecimentos e nas práticas desses campos, e pesquisa os distintos modos de percepção das materialidades nestes contextos.

 


DESIGN, ARTE E MODA: CONEXÕES CONTEMPORÂNEAS

Líder: Profa. Dra. Cristiane Ferreira Mesquita

Vice-Líder: Dra. Rosane Preciosa Sequeira

O grupo integra o Centro de Pesquisa em Design do PPGDesign da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Investiga inter-relações e diálogos entre o design, a arte e a moda contemporâneos examinando encontros entre essas esferas de criação e produção. Os estudos convergem para a sistematização de conhecimentos em torno dessas interfaces, em alguns de seus aspectos conceituais, culturais, estéticos e tecnológicos, com ênfase nas transversalidades que permeiam o design contemporâneo, seus processos de criação, suas poéticas e seus resultados.

 


POÉTICAS DA ARTE E DESIGN

Líder: Dr. Gilbertto Prado

O Grupo Poéticas da Arte e Design tem como propósito discutir e refletir sobre o novo contexto das práticas do design e artísticas multimedia, suas transformações e hibridizações. O contexto é apresentado pelo recorte de designers, artistas e obras selecionadas essencialmente no período recente, a partir dos anos 1990 aos nossos dias. A intenção é gerar obras/processos no campo de estudo, que se encontra em plena transformação e no qual as chamadas novas tecnologias, em hibridização, com as formas mais convencionais de realização, causam modificações nos processos de criação artísticos e de design, ampliando as potencialidades na realização de projetos e as aproximações entre esses campos de conhecimento. O Grupo tem como seus participantes professores, artistas, designers, pesquisadores e estudantes, podendo variar de composição em função dos projetos propostos e/ou em discussão.

As análises subsequentes, a partir do conjunto dessas investigações, fundamentam a realização e desenvolvimento de trabalhos e projetos, bem como de sua reflexão. Com a pesquisa almeja-se promover a cooperação nacional e internacional, contribuir com a realização de trabalhos e para a difusão do conhecimento através de exposições, livros, capítulos de livros, revistas, web sites, catálogos, curadorias de eventos, formação de pesquisadores através do engajamento no projeto e orientação de pós-graduação, graduação e iniciação científica.

 


 DESIGN GRÁFICO CONTEMPORÂNEO: LINGUAGENS E INTERFACES

Líder: Dra. Gisela Belluzzo de Campos

O grupo integra o Centro de Pesquisa em Design da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Dedica-se a estudos e pesquisas sobre produções gráfico-visuais no Design criadas por processos manuais, mecânicos, digitais e híbridos em diferentes espaços, suportes e meios com ênfase nas produções contemporâneas. Focaliza as realizações do design gráfico em seus aspectos estéticos, tecnológicos, comunicacionais, metodológicos e processuais bem como as interfaces com a moda, a arquitetura, as artes plásticas, o jornalismo, o cinema, a música e o teatro.

 

 


PÓS-DIGITAL NO DESIGN E NA ARTE

Líder: Dr. Milton Sogabe

O grupo integra o Centro de Pesquisa em Design do PPGDesign da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). O Grupo Pós-Digital no Design e na Arte investiga a produção dessas áreas no contexto do pós-digital. As pesquisas de caráter teórico-prático discutem os textos teóricos sobre o Pós-Digital e buscam compreender a produção que apresenta um pensamento digital, independente da tecnologia utilizada. Ao mesmo tempo essa reflexão é acompanhada pelo processo criativo na relação do design com a arte.

 

 


DESIGN DE EXPOSIÇÕES: PRÁTICAS EM ARTE, MODA E FOTOGRAFIA

Líder: Dra. Mirtes Cristina Marins de Oliveira

O grupo integra o Centro de Pesquisa em Design da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Desenvolve estudos críticos que reflitam sobre as relações entre formas expositivas e seu conceito. Elabora curadorias experimentais que busquem ultrapassar conceitos e formas curatoriais hegemônicas. Desenvolve de estudos sobre a metodologia de compreensão da linguagem fotográfica. Revisa algumas narrativas estabelecidas pela História da Arte e do Design (tradicional, linear, de perspectiva eurocêntrica ou norte-americana) sobre exposições e produção brasileira a partir da década de 1940 até a contemporaneidade.

 

 


DESIGN, ARTE E MEMÓRIA: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

Líder: Dra. Priscila Almeida Cunha Arantes

O grupo integra o Centro de Pesquisa em Design da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Investiga e analisa as articulações entre o design e a arte contemporânea bem como investiga os processos e procedimentos criativos no âmbito do design e da arte contemporânea que incorporam temáticas e/ou dispositivos relacionados à memória, à passagem do tempo, ao registro, ao banco de dados, ao arquivo e às poéticas do testemunho. Reúne e investiga as práticas discursivas, críticas e criativas em torno da memória, do tempo real, bem como da efemeridade dentro do contexto contemporâneo e da cultura digital. Os estudos convergem ainda para a análise de projetos curatoriais e museológicos – on e off line – de design e arte contemporânea que contribuam para uma reflexão crítica e construtiva da história da arte e do design.

 

 


DESIGN: CRIAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIA

Líder: Dra. Rachel Zuanon

O grupo integra o Centro de Pesquisa em Design da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Reúne estudos e pesquisas conceituais, metodológicas, críticas, teóricas e práticas de projetos e de produtos em design, desenvolvidos por meio de sistemas complexos das tecnologias de informação e de comunicação. Trata das características, elementos, modos e processos de criação, produção, difusão, recepção e interação do design.

 

 


DESIGN, ENTRETENIMENTO E EDUCAÇÃO: INTERFACES E PERSPECTIVAS

Líder: Dr. Sérgio Nesteriuk

O Grupo de Pesquisa Design, Entretenimento e Educação: Interfaces e Perspectivas integra o Centro de Pesquisa em Design da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Investiga tecnologias, interfaces, linhas de força e formas do Design no audiovisual, games, animações e em transmídia, assim como seus campos expandidos e perspectivas diante de questões estéticas, retóricas, culturais e sociais. Reúne estudos, pesquisas, projetos e práticas nos campos do entretenimento, da educação, da simulação e do entretenimento educativo (edutainment), podendo incluir questões que tangenciam a sustentabilidade, a responsabilidade social e a acessibilidade, e que favoreçam ainda abordagens e práticas interdisciplinares.

 


DESIGN_ARTE COMPUTACIONAL: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Líder: Dra. Suzete Venturelli

A pesquisa explora conexões existentes ou imaginárias entre as esferas da arte, do design, da cultura e das tecnologias propostas por estudiosos interessados no impacto da inteligência artificial no campo do design_arte. Nos últimos anos, temos assistido ao desenvolvimento de tecnologias que compõem as características da inteligência artificial e que estão acessíveis aos criadores de games, objetos interativos, se estendendo até às cidades e ambiente naturais inteligentes. Já é notável que a inteligência artificial, aliada à computação pervasiva e ubíqua, se materializa em entretenimento, produtos, interfaces, objetos ou mesmo serviços que são impactantes em nossas vidas. O acesso a esse conhecimento, torna possível hoje sua apropriação por artistas e designers, permitindo imaginar novas ferramentas de criação, mas também provocam, em contrapartida, seu questionamento, reflexões críticas e desvios criativos de suas funções originais. Ao trazer visões criativas e às vezes subversivas da inteligência artificial, artistas e designers ajudam a difundir, mediar e decifrar os avanços tecnológicos realizados neste campo. Assim, mesmo alimentando um discurso crítico necessário sobre suas imaginações e seus impactos, possibilitam entender melhor suas implicações no contexto social e seu funcionamento, desvendando mistérios. A pesquisa busca responder as seguintes questões: como e porque os designers e artistas se interessam pelas questões da inteligência artificial em sistemas interativos? Quais são as ferramentas à sua disposição e que novas formas de criação podem imaginar? Como a inteligência artificial é capaz de transformar suas práticas e como ela questiona a noção de criação no contexto do design_arte?

 

 


 

Comments are closed.