2019

CAROLINA VIEIRA LIBERATTI

Orientador (a): Rachel Zuanon

Design – Neurociência: Contribuições às metodologias projetuais aplicadas ao design automotivo

Resumo:
Esta dissertação investiga metodologias de Design dedicadas a acessar o complexo mecanismo de processamento emocional do usuário, envolvido na percepção e na avaliação de elementos do design automotivo, com o objetivo de definir requisitos relevantes ao projeto neste campo. Para isso, primeiramente é realizada a revisão da literatura de metodologias projetuais aplicadas, em âmbito global, ao desenvolvimento de produtos. Como resultado, identifica-se a maioria das metodologias centrada na obtenção de respostas relacionadas às preferências do usuário, as quais são expressas pela escolha de alternativas projetuais, motivadas por meio de associações semânticas que procuram correlacionar as respostas emocionais subjetivas do usuário a parâmetros de design. Disso, compreende-se a necessidade de aproximação do campo do Design Automotivo ao da Neurociência, com o objetivo de ampliar o espectro de análise e avaliação das respostas emocionais do usuário a partir de informações expressas em seus dados neurofisiológicos. Com esse propósito, identifica-se pesquisas no setor automotivo, as quais empregam dispositivos tecnológicos a este fim. A partir disso, é possível verificar que a aferição dos dados neurofisiológicos do usuário, articulada às metodologias projetuais podem trazer esclarecimentos sobre seus processos de cognição, percepção e comportamento ao viabilizar o “acesso” às áreas cerebrais relacionadas à memória visual e, por meio disso, propiciar a obtenção de informações relevantes à percepção do produto; mensurar o grau de complexidade e impactos ao cérebro dos estímulos advindos dos produtos; desvendar os mecanismos cerebrais envolvidos no processo de distinção entre as alternativas de design de um produto; avaliar o comportamento neurofisiológico do usuário nos processos de preferência e de tomada de decisão, decorrentes da escolha entre produtos; propiciar a identificação de requisitos projetuais demandados pelo próprio organismo humano.

Arquivo PDF


ÉRICO CARNEIRO LEBEDENCO

Orientador (a): Gisela Belluzzo de Campos

Resgate tipográfico: Contribuições para a reflexão histórica no design de tipos

Resumo:
O tema desta pesquisa é a prática do resgate tipográfico no design de tipos para a criação de fontes em caráter histórico. Embora esta atividade seja vista na tipografia há muitos anos, as informações são fragmentadas e, por vezes subjetivas. Nesta dissertação, buscou-se investigar as características fundamentais dessa prática, suas diferentes abordagens segundo designers de tipos e sua relevância em um contexto latino-americano de design. Este trabalho é uma pesquisa exploratória qualitativa, na qual foram empregados diferentes procedimentos metodológicos. O estudo bibliográfico no campo do design gráfico e da tipografia foi complementado com o uso de questionários semiestruturados para entrevistas com designers de tipos brasileiros e estrangeiros, reunindo sete nacionalidades diferentes. Também, incluíram-se estudos de caso com resgates tipográficos desenvolvidos por designers de países da América Latina. As entrevistas e os casos permitiram uma melhor compreensão do fenômeno e a identificação de apontamentos relevantes para os estudos em história da tipografia. A natureza dos resgates vai além do saudosismo ou da cópia, uma vez que a atividade oferece oportunidades para a interpretação do passado, possibilitando a construção de novos significados nas formas das letras.

Arquivo PDF


HUGO FERNANDO DURAN MORENO

Orientador (a): Priscila Almeida Cunha Arantes

Pulsações híbridas: Uma introdução ao design de produto contemporâneo na América Latina

Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo identificar aspectos do design de produto contemporâneo na América Latina, com a finalidade de reconhecer algumas das suas características. Parte de um estudo de reconhecimento que visa destacar aspectos no sentido de diversificação. Similaridades, afinidades, ressignificação de linguagens e elementos recorrentes que podem denotar relevância por teóricos, entendidos ou estudos semelhantes. São pesquisados aspectos culturais, tecnológicos, temporais e materiais, sobre vieses antropológicos, sociológicos, projetais, de configuração e semânticos, entre outros, em projetos selecionados, sobre fontes maioritariamente bibliográficas e documentais, relacionadas como projetos e experiências selecionados e das apreciações de autores e especialistas. De carácter exploratória a pesquisa se desenvolve a partir de duas seções, na primeira são levantadas informações referentes aos processos históricos do design de produto na região. Posteriormente, e a partir dos elementos encontrados são feitas articulações, explorando e abordado conceitos e interpretações do design contemporâneo latino-americano, a partir do aprofundamento de diversos posicionamentos críticos de autores como Nestor Canclini, Walter Mignolo, Gerardo Mosquera, Gui Bonsiepe, Milton Santos e Oscar Salinas Flores, entre outros, por meio dos quais se analisaram inquietações, linguagens e procedimentos do design na região. Para tal, são apresentadas com maior ênfase produções e projetos selecionados de expoentes do design latino-americano, entre eles: o estúdio chileno GT2p, o designer brasileiro Guto Requena, o grupo chileno Documentary Design GbR, o grupo colombiano Dosuno Design, e outros. As diferentes análises realizadas, descobrem ambiguidades em torno à ideia de identidade usada local e globalmente como um aspecto atuante na relação do design como território. Da mesma forma foi revelado como entrecruzamentos de diferentes tipos, culturais, tecnológicos, materiais e outros, são determinantes na projeção dos diversos produtos. Esse processo foi sintetizado sobre o conceito de “hibridação”, como forma de criar um fio condutor para a interpretação dos exemplos selecionados. Pode-se dizer que o design de produto latino-americano transita por um momento de efervescência, de diversificação e influência nos processos de expansão dos vários países, graças em grande parte à força das produções individuais, e em parte pelo reconhecimento comercial e estatal. A expressão do design está desse modo cheia de contrastes e contradições, seu volume e extensão aumenta constantemente, alinhado com as situações que demandam cada contexto. Abrem-se assim caminhos para continuar o aprofundamento no estudo e análise do exuberante e rico material que o design latino-americano produz.

Arquivo PDF (em breve)


MARIANA WATANABE BARBOSA

Orientador (a): Cristiane Ferreira Mesquita

Singularidades mestiças: Percursos da estética japonesa wabi sabi entre a Comunidade Yuba e um processo de criação da designer de moda Fernanda Yamamoto

Resumo:
Esta pesquisa foi desenvolvida em torno de investigações das presenças de rastros e atualizações da ancestralidade japonesa nos produtos do projeto Comunidade Yuba, desenvolvido pela designer de moda nipo-brasileira Fernanda Yamamoto. Para tanto, foi enfocada a estética japonesa wabi-sabi em uma leitura guiada a partir do conceito de mestiçagem. Este trajeto se sustentou na metodologia da cartografia, utilizando ferramentas teóricas do design de moda, da filosofia, psicologia e sociologia. Envolveu pesquisa de campo, a partir de entrevistas, coletas de materiais e documentos do processo de criação e uma experiência de campo na comunidade Yuba, fazenda agrícola socialista e auto-sustentável formada por nipo-brasileiros, localizada na cidade de Mirandópolis no interior do estado de São Paulo.

Arquivo PDF (em breve)


OTÁVIO HENRIQUE GOMES OLIVEIRA

Orientador (a): Sérgio Nesteriuk

Métricas de UX aplicadas em realidade virtual: Um estudo de caso do Google Arts and Culture

Resumo:
A Realidade Virtual é uma tecnologia que conquistou o seu espaço no cenário tecnológico atual e que possui diversas aplicações e possibilidades que permitem ao usuário experimentar situações muitas vezes diferentes daquelas vividas em sua realidade imediata. Por outro lado, a literatura disponível sobre experiência do usuário (UX) é focada, principalmente, em fornecer diversas ferramentas que permitem mensurar esta experiência. Contudo, essa literatura ainda não comtempla, a nosso ver, a aplicação dessas ferramentas em interfaces de Realidade Virtual. Partindo dessa lacuna bibliografia, esta pesquisa fornece uma visão sobre o estado da arte dos temas Realidade Virtual e Métricas de UX, tomando como objeto de estudo o projeto Google Arts & Culture. Desta forma, objetiva-se estabelecer diálogos possíveis entre estes temas, bem como de verificar a validade de um método próprio de se mensurar a experiência do usuário em Realidade Virtual, por meio de testes realizados a partir do objeto de estudo.

Arquivo PDF


RAFAEL LÚCIO DE MATTOS

Orientador (a): Sérgio Nesteriuk

Game Design para emoções: Um estudo teórico-prático sobre o design da experiência emocional de jogo

Resumo:
Este trabalho busca explorar as experiências emocionais proporcionadas pelos jogos digitais. Para isso, a pesquisa se vale de estudos das área da emoção e modelos de classificação, da área do design emocional e do design de jogos digitais, com o objetivo de aprofundar o estudo existente e demonstrar, por meio de pesquisa de campo, estudos de caso e, por fim, aplicação prática no desenvolvimento de jogos, como a experiência emocional de jogo pode ser afetada sem alterar regras, objetivos e mecânicas. A pesquisa aborda ainda a relação entre a experiência emocional de cada jogador e suas relações com os perfis psicológico e de motivação de jogador de cada participante.

Arquivo PDF


SERGIO FRANCISCO SEABRA MOREIRA

Orientador (a): Mirtes Cristina Marins de Oliveira

Interfaces de visualização de dados para a gestão cultural do Sesc Sp: Uma proposta à partir do design

Resumo:
A pesquisa de natureza aplicada busca contribuir para o estudo de interfaces interativas de visualização de dados voltadas para o aperfeiçoamento da gestão conceitual, administrativa e orçamentária de centros culturais, tendo em conta as necessidades e as condições presentes para a supervisão do planejamento das ações realizadas pela instituição que abriga a pesquisa, o Sesc SP. De modo a alcançar o objetivo proposto, adota-se como metodologia a revisão teórica de autores dedicados à reflexão e à pratica nos campos da visualização de dados e de informação e a criação de um protótipo plenamente funcional. Pela interface desenvolvida, ambiciona-se demonstrar a relevância de um pensamento projetual que tenha como ponto de partida a hierarquia das informações exibidas, pelo uso de grid, escala, fonte e cor, além da escolha das melhores representações visuais para cada tipo de informação que se deseja apresentar. Por se tratar de interface digital e interativa, com fins de exploração da base de dados por parte do usuário, também são apontados aspectos de interatividade e usabilidade. Pretende-se, com isso, descrever as possibilidades de melhorar a eficiência nas tarefas de supervisão pela adoção de fundamentos de design que garantam tanto a exibição da síntese das informações em seu contexto quanto o acesso a seu detalhamento, destacando, ainda, o que está ausente no banco de dados, buscando evidenciar lacunas de informação relevantes em processo de supervisão de planejamento..

Arquivo PDF (em breve)


SIMONE FERNANDES NIKOLAUS

Orientador (a): Gisela Belluzzo de Campos

Hibridismo de técnicas artesanais e tecnologias digitais no design gráfico contemporâneo

Resumo:
Esta investigação discute a combinação de técnicas artesanais e tecnologias digitais – considerada como um processo híbrido – que surge como tendência no design gráfico brasileiro. A partir de recursos teóricos sobre técnicas, tecnologias, conceitos, fundamentos do design e metodologias projetuais aplicadas nos estudos de caso, têm-se a hipótese de que, diante da homogeneização propiciada, muitas vezes, pelo uso exclusivo das tecnologias digitais, muitos designers recorrem ao uso de técnicas artesanais como recurso de criação capaz de agregar qualidade conceitual aos projetos. Esta pesquisa também enfatiza como as tecnologias digitais alteraram os processos de concepção e execução dos projetos de design gráfico e enriqueceram o campo com novas possibilidades de exploração de linguagem. Adicionalmente, propõe equiparar estes recursos digitais com técnicas artesanais presentes em projetos gráficos desenvolvidos após o surgimento dos computadores.

Arquivo PDF


 

Comments are closed.