O PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi promove a inserção de pesquisadores por meio de estágio pós-doutoral. Os candidatos a pós-doutorado devem possuir o título de doutor obtido em cursos nacionais avaliados pela CAPES. No caso de doutorado realizado fora do país, o diploma deverá ter sido devidamente revalidado por Programa de Pós-Graduação habilitado para tal processo. O estágio pós-doutoral do PPG Design da UAM atende ao disposto no Programa Nacional de Pós-Doutorado, por meio da Portaria CAPES nº 086, de 03 de julho de 2013, bem como demais legislação atinente.

O Pós-Doutorado tem duração mínima de 12 (doze) e máxima de 60 (sessenta) meses e é oferecido em duas modalidades: A) por meio de edital de seleção específico para concessão para bolsa PNPD/CAPES, conforme divulgação no site do PPG Design – UAM; B) seleção em fluxo contínuo (sem bolsa), por meio de submissão durante todo o ano. Ficará a cargo do supervisor de estágio pós-doutoral aprovado nesta última modalidade, a eventual submissão de projeto junto às fundações de apoio à pesquisa e agências de fomento, objetivando angariar bolsa – desde que atenda as respectivas demandas formais e legais.

Para o processo de seleção pós-doutoral em ambas as modalidades, o candidato deverá submeter, por email, ao PPG Design: 1) cópia do Currículo Lattes atualizado; 2) cópia digital da tese de doutorado; 3) projeto de pesquisa (anual); 4) plano de trabalho (anual); 5) carta de aceite do possível supervisor, membro do corpo docente permanente do Programa. Os documentos submetidos serão avaliados pela Comissão de Pós-Graduação do PPG Design, seguindo-se: 6) entrevista com candidato. Os resultados serão divulgados em até 3 (três) dias após a realização da entrevista.

A validade inicial do Pós-Doutorado é de 12 (doze) meses, podendo ser ampliada, anualmente, até o período máximo de 60 (sessenta) meses. Para a renovação do estágio pós-doutoral por uma duração de igual período, isto é, mais 12 (doze) meses, o pós-doutorando deve entregar no décimo mês do período vigente: 1) relatório anual de atividades; 2) cópia do Currículo Lattes atualizado com documentação comprobatória das produções realizadas durante o período; 3) projeto de pesquisa atualizado para o novo ciclo anual; 4) plano de trabalho atualizado para o novo ciclo anual. A estes documentos será anexado: 5) relatório do supervisor sobre o desenvolvimento do estágio pós-doutoral no período. Os documentos submetidos serão avaliados pela Comissão de Pós-Graduação do PPG Design, que decidirá pela eventual renovação do estágio doutoral.

Ao final do Pós-Doutorado, o pós-doutorando deverá entregar, em até 30 dias após a data de conclusão: 1) relatório final de atividades; 2) cópia do Currículo Lattes, com documentação comprobatória das produções realizadas durante a vigência do estágio pós-doutoral; 3) texto inédito decorrente do projeto de pesquisa / plano de trabalho, objetivando submissão para periódico definido de comum acordo com o supervisor. A estes documentos serão adicionados: 4) relatório final do supervisor sobre o desenvolvimento do estágio pós-doutoral durante todo o período; 5) cópia dos relatórios anuais de atividades entregues pelo pós-doutorando; 6) cópia dos relatórios anuais elaborados pelo supervisor. Os documentos submetidos serão avaliados pela Comissão de Pós-Graduação do PPG Design, que decidirá pela eventual emissão de certificado atestando a conclusão do estágio pós-doutoral.

Dr. Marcos Mortensen Steagall

Realiza pós-doutorado no PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi com a pesquisa “The darkest places: a photographic investigation into New Zealand outdoors made at night”, com a supervisão do Prof. Sérgio Nesteriuk. Doutor em Artes & Design pela Auckland University of Technology (AUT), com a tese “Immersive Photography: Between the cognitive and the physical”. Também na AUT, é professor senior lecturer, orientador de mestrado, coordenador do Curso de Communication Design e líder de pesquisa no mesmo departamento. Atua, desde o ano 2000, como docente e gestor no ensino superior. Designer e fotógrafo, com ampla e destacada produção comercial e artística. Idealizador e organizador do “LINK: Practice-oriented Symposium”. Seus campos de investigação envolvem ensino do design, metodologias de pesquisas conduzidas pela prática (practice-led research), fotografia e epistemologias indígenas.

Pesquisa: “The darkest places: a photographic investigation into New Zealand outdoors made at nigh”

Período: 2020 – atual

Link: https://www.aut.ac.nz/profiles?id=em8852&asset=292815

Link: https://www.steagall.com.br/

Dr. Luciano de Abreu Tavares

Realiza Pós-Doutorado no PPGDesign da Universidade Anhembi Morumbi, no qual desenvolve a pesquisa “Abordagem triangular no ensino do design gráfico”, com a supervisão da Profa. Dra. Anna Mae Tavares Bastos Barbosa. Doutor e Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Design, Produção e Tecnologia Gráfica pela Universidade Anhembi Morumbi. Graduado em Artes Plásticas e Licenciatura Plena em Educação Artística pela Faculdade Paulista de Artes (FPA). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Experiência profissional em direção de arte e design gráfico.

Período: 2018-andamento.

Projeto: Abordagem triangular no ensino do design gráfico.

Link: https://lattes.cnpq.br/5185442941849556

Dra. Andréa Catrópa da Silva

Realiza Pós-Doutorado no PPGDesign da Universidade Anhembi Morumbi, no qual desenvolve a pesquisa “Poesia Digital – Interfaces da Literatura com o Design, a Arte e a Tecnologia”, com a supervisão do Prof. Dr. Gilbertto Prado. Doutora e Mestre em Teoria Literária e Graduada em Letras pela FFLCH-USP. Graduada em Comunicação Social – Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Participou de diversas antologias e coletâneas de contos e poesia no Brasil e exterior, além de atuar como editora. Foi duas vezes contemplada com o prêmio Rumos Itaú Cultural (Literatura – Audioficções em 2004; e Crítica Literária em 2007) e com o Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (Programas de Áudio para Promoção da Literatura em 2007; e Projetos de Criação Literária e Tradução em 2012). Docente no PPGDesign da Universidade Anhembi Morumbi.

Período: 2017-andamento

Projeto: Poesia Digital – Interfaces da literatura com o design, a arte e a tecnologia.

Link: https://lattes.cnpq.br/9512402430880772

Dr. Bruno Santana de Oliveira

Realizou Pós-Doutorado no PPGDesign da Universidade Anhembi Morumbi, com a pesquisa “Desenvolvimento de metodologias e ferramentas de design para projetos de exergames”, com a supervisão do Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk. Doutor, Mestre em Design e Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua em pesquisas em design ligadas a concepção de jogos e produtos digitais, abrangendo temas como: métodos de design, pesquisa com usuários/Personas, gamificação, análise de produtos/engenharia reversa e prototipação.

Período: 2016-06/2019

Projeto: Desenvolvimento de metodologias e ferramentas de design para projetos de exergames.

Link: https://lattes.cnpq.br/3957580548665652

Dra. Leila Maria Reinert do Nascimento In Memoriam

Realizou Pós-Doutorado no PPGDesign da Universidade Anhembi Morumbi, com o desenvolvimento da pesquisa “Sobre o infinitamente pequeno e as sensações das coisas mínimas: design e arte nas novas configurações do sensível”, sob a supervisão da Profa. Dra. Cristiane Mesquita. Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Especialista em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Graduada em “Maitrise” de Artes Plásticas pela Universidade de Paris 1 Panthéon – Sorbonne, PARIS 1, França. Bacharel em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Desenvolve pesquisas que enfocam a percepção sensível na comunicação de pensamentos sutis. Entendendo a multiplicidade dos campos de conhecimento que abrangem o fazer arte, as poéticas visuais, nos últimos anos, tem estudado a articulação entre as recentes pesquisas em neurociência sobre as qualidades subjetivas da mente e os processos de criação artística referentes à memória e ao aprendizado que refinam nossa percepção sensível. Desenvolve, no âmbito do design, projetos em design de superfície, especialmente em estamparia têxtil, para Uroporus Design.

Período: 2015-02/2016

Projeto: Sobre o infinitamente pequeno e as sensações das coisas mínimas: design e arte nas novas configurações do sensível.

Link: https://lattes.cnpq.br/6481635538332588

Portaria CAPES nº 086, de 03 de julho de 2013.